‘Era só o que faltava’

A prefeita Paula disse nesta sexta-feira (5) que a Barragem Santa Bárbara é segura contra acidentes.

“Este assunto é uma das prioridades do nosso governo. Estamos atentos e vamos seguir as ações de manutenção diárias na nossa Barragem, que abastece cerca de 60% da cidade com água”, afirmou Paula.

Era só o que faltava romper a barragem do Santa Bárbara…

O secretário de Meio Ambiente e Infraestrutura do estado, Artur Lemos Júnior, veio à cidade visitar a Barragem, e disse, genericamente, que o governo vai realizar novas ações para garantir ainda maior segurança ao local.

Em junho de 2017, um servidor do governo gaúcho deu um curso de capacitação de “Inspeção de Segurança de Barragens” aos servidores do Sanep, que recebeu recomendações de manutenções preventivas.

A prefeitura diz que fez obras, como a colocação de asfalto no coroamento (parte superior da “pista” que represa a água da barragem), com objetivo impermeabilizar o maciço, evitando possíveis infiltrações da água da chuva na estrutura de contenção; a impermeabilização do vertedouro; a limpeza completa do canal de fuga, com retirada de vegetação e reconstrução das paredes de contenção; a desobstrução dos drenos e correções no talude. Também foram instalados 20 piezômetros, aparelhos que indicam a estabilidade dos maciços e drenos.

Barragem Santa Bárbara

Obrigado por participar.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.