Connect with us

Brasil e mundo

Leandro Karnal manda recado ao novo ministro da Educação

Publicado

on

Leandro Karnal

É possível que tenhamos um novo ministro ou ministra da educação na semana que vem. É um ministério fundamental e eu torço muito para que a nova pessoa mire nos inúmeros problemas estruturais e fuja de factoides sem sentido. Algumas coisas importantes:

– o analfabetismo total diminui há anos. Nosso problema continua sendo com o analfabetismo funcional, a dificuldade de interpretar textos simples e formular frases claras.

– a burocracia do ministério é enorme e atinge todo o sistema. Há muitas verbas e elas não chegam à trincheira: a sala de aula. Como fazer com que o dinheiro chegue diretamente à frente de batalha?

– falta uma capacitação de professores efetiva e em nível nacional.

– reforçar no ENEM a vocação original para ser menos conteudista e mais de raciocínio. O problema do ENEM não é o conteúdo das questões, mas os objetivos da avaliação. Uma questão sobre metalinguagem pode ser sobre travestis ou sargentos do exército héteros brancos, desde que enfatize a consciência do que é metalinguagem. O resto é factoide.

– a estrutura da Universidade Pública deve ser repensada para que atinja mais pessoas, pois é alto o investimento.

– a segurança nas escolas do Basil precisa ser repensada. Professores e alunos estão morrendo.Não são apenas loucos, o tráfico cerca muitas escolas.

– um ministro ganhará muito se começar a assistir aulas pelo Brasil em escolas variadas e perceber algo que nenhuma região de gabinete demonstra. Futuro ministro, futura ministra: vá ver como está a guerra!

– os professores precisam de carinho e melhorias das condições de trabalho, não precisam de câmeras e clima de ditadura (de esquerda ou de direita). Já somos vigiados pelo alunos, pelos pais, pelos colegas, pelos coordenadores e pelos diretores. Em vez de mais vigias, que tal mais condições?

– educação é tarefa de Estado e não de governo.

– Ministros passam, educação fica. Consciência de uma responsabilidade com o Brasil e não com um partido ou uma pessoa. Fundamental o ministro futuro ou ministra saber que serve aos alunos e ao futuro da nossa pátria e não a um partido.

Clique para comentar

Brasil e mundo

UFPel entregou título de Dr. Honoris Causa a Mujica

Publicado

on

Discretamente, na sexta passada, a direção da UFPel viajou ao Uruguai para entregar a Pepe Mujica o título de Doutor Honoris Causa. A notícia foi divulgada ontem, terça, no site da Universidade.

Algumas frase dos dirigentes universitários presentes à homenagem, às vezes em tom juvenil:

“Pepe é um grande exemplo de pessoa que consegue lutar por direitos humanos, justiça social e democracia. Resistiu bravamente aos movimentos da ditadura e, como um jardineiro, sempre plantou a esperança, a luta e a vontade dessa luta em cada companheiro. Ele planta hoje a esperança para os nossos jovens”.

“Muito obrigada por ser quem é, muito obrigada por nos inspirar a defender a educação como uma forma mais poderosa de semear o futuro”.

“A visão humanista de Mujica ressoa profundamente com os ideais que nós da Universidade Federal aspiramos cultivar, nossa instituição sempre se pautou na crença de que a educação é a base para uma sociedade mais justa e igualitária, as bandeiras defendidas por Mujica colocam o bem-estar humano e a preservação do planeta acima do materialismo e do consumo desmedido e enlouquecedor, inspiram nossos esforços e reafirmam o nosso compromisso com a busca por dias melhores”.

***

Cmt meu: Mujica é de fato um homem incomum. Coerente. Vive modestamente, de acordo com suas ideias. Há nele uma ausência de vaidades materiais que chega a ser comovente. Se morasse em Pelotas, e fosse professor de Universidade, jamais o veríamos, por exemplo, no Dunas Clube, à beira da piscina, tomando cerveja depois de disputar uma partida de tênis – em greve por salário ainda mais alto do que os que já receberia (R$ 20 mil, digamos), pensando em justiça social num país de esmagadora maioria pobre, com ganhos mensais médios de R$ 3 mil.

***

Na cerimônia, Mujica disse: “Sigo confiando em los hombres, a pesar que todos los dias me deconcertan”.

Continue Reading

Brasil e mundo

Comentário em vídeo: Liberdade de expressão

Publicado

on

Continue Reading

Em alta

Descubra mais sobre Amigos de Pelotas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading