Prefeitura AVISA: ‘Rede Bem Cuidar completa um ano na Sanga Funda’

Foto de Michel Corvello, da prefeitura, que captou a imagem invertida, de dentro para fora

Enviado ao jornal pela Prefeitura (texto e fotos) | No Dia da Saúde, a comunidade da Sanga Funda, nas Três Vendas, tem muito a comemorar. Desde que a Unidade Básica de Saúde (UBS) da localidade passou a integrar a Rede Bem Cuidar, há exatamente um ano, mais de 25,3 mil usuários foram atendidos. Mensalmente, a Unidade acolhe em média de 700 pessoas e realiza cerca de 250 consultas clínicas e mais de 900 procedimentos médicos e de enfermagem.

Visita a UBS Sanga Funda – Foto Michel Corvello

Conforme o médico responsável pela UBS, Cristofer Magro, desde que foi inaugurado em abril de 2018, o espaço — o quarto a fazer parte do programa — se tornou referência para a comunidade que encontra no local, além do atendimento de saúde, várias atividades de lazer. Zumba, grupos de bingo e caminhada, e atendimento jurídico são alguns dos serviços oferecidos na UBS, que atua com gestão compartilhada entre a Secretaria de Saúde (SMS) e a Universidade Católica de Pelotas (UCPel).

Ele destaca o fato dos moradores não precisarem mais ficar em filas para conseguir fichas de atendimento. “No começo eles não acreditavam muito nesse sistema, achavam que não ia funcionar, mas hoje já estão adaptados e a maioria demonstra satisfação”. É o caso da dona de casa Rosane Bartz Kruger, 28 anos, mãe da Isabelle, 4 anos, e do Wesley, 6 anos. “Só de não precisar ficar em fila de madrugada já é muito bom. O atendimento está muito bom também”. A possibilidade de fazer exames, como o eletrocardiograma, também é uma das melhorias implantadas.

Segundo a coordenadora da Rede, a enfermeira Aline Geppert, cada comunidade que recebe uma unidade da Rede Bem Cuidar escolhe, por meio de um processo de cocriação com Município e gestores de saúde, quais são as prioridades e as melhorias a serem implementadas. No caso da Sanga Funda, também foi realizado um diagnóstico de território, tudo para conhecer bem os usuários da área, cerca de 5 mil.

Parceria acadêmica

Por meio da parceria com a Universidade, o número de profissionais na UBS aumentou, possibilitando aos estudantes praticarem seus conhecimentos sob supervisão de responsáveis, e qualificando o aporte à população. A residência multiprofissional envolve os cursos de fisioterapia, psicologia, enfermagem e farmácia. Além dos estudantes, a equipe é formada por dois médicos, enfermeira, técnico em enfermagem, assistente social, quatro agentes comunitários, duas recepcionistas, uma dentista e uma assistente de saúde bucal.

Rede Bem Cuidar

O novo conceito de saúde proposto pela Rede Bem Cuidar não se limita a tratar doenças. Pelo contrário, ele busca estimular a saúde através de grupos de convivência, práticas integrativas complementares (pics) e atividades físicas preventivas. Hoje, seis UBSs vinculadas à SMS adotaram o padrão de qualidade — somente no ano passado foram três — e passaram a beneficiar cerca de 50 mil moradores das áreas abrangidas com as novidades que ele traz.

Atualmente, a cada mês, a Rede realiza em média 11.700 atendimentos (por médica ou enfermeira), 12.400 procedimentos e 640 atendimentos odontológicos. E a ideia é continuar expandindo. Em 2019, as inovações devem chegar também aos moradores do Balneário dos Prazeres, usuários da UBS Barro Duro.

Obrigado por participar.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.