Connect with us
https://www.mvpthemes.com/zoxnews/wp-content/uploads/2017/07/zox-leader.png

Pelotas & RS

Fragata, Centro, Cohab Tablada e Balneário do Prazeres lideram a presença dos mosquitos da dengue

Publicado

on

Aedes aegypti

A Vigilância Ambiental em Saúde (Vigiams) da Prefeitura volta a destacar o grande números de focos dos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus encontrados na cidade. Desde o início do ano, 57 já foram identificados, sendo 12 deles nos primeiros dez dias de abril.

As regiões do Fragata, Centro, Cohab Tablada e Balneário do Prazeres lideram a presença dos mosquitos na cidade.

A chefe da Vigilância, Isabel Madrid, explica que quando focos são identificados, é delimitado um raio de 300 metros a partir do local e inicia-se uma Pesquisa Vetorial Especial (PVE), além de limpeza mecânica (retirada de entulhos e inservíveis) e química (fumacê/fumaça e vaporização de Ultrabaixo Volume). Também são realizadas visitas domiciliares na área.

A Vigiams alerta que o calor associado à umidade potencializa a reprodução dos mosquitos. “Pedimos a colaboração dos moradores para que recebam nossa equipe em suas residências, assim como do restante da população, para que cumpram a sua parte, a fim de que não surjam novos focos”, pede Isabel.

Os agentes trabalham sempre identificados com o uniforme da Vigilância Ambiental em Saúde e com um crachá, que contém o seu número de matrícula. Qualquer dúvida em relação ao atendimento da Vigiams pode ser esclarecida pelo 3284-7759, telefone do Programa de Combate ao Aedes.

Sem água acumulada

Os mosquitos estão relacionados à transmissão de doenças como a dengue, zika vírus, febre amarela e febre chikungunya.

A Vigilância Ambiental recorda que a melhor maneira de prevenir a dengue e outras doenças transmitidas por mosquitos é eliminando a água parada.

Os moradores devem conferir seus pátios e jardins, a fim de não deixar água da chuva acumulada, seja em pneus e objetos variados ou até em pratos ou vasos de plantas.

Clique para comentar

Obrigado por participar. Comentários podem ser rejeitados ou ter a redação moderada. Escreva com civilidade, por favor. Abç.

Pelotas & RS

Idealiza vai construir mais 20 torres no Parque Una

Publicado

on

A Idealiza Cidades anunciou hoje que vai fazer mais 20 torres no Parque Una, além das 32 previstas há seis anos.

No total, serão 52.

Abaixo, a pedra fundamental da expansão do Una.

Continue Reading

Pelotas & RS

Vacinação nas UBSs da Colônia será por agendamento

Publicado

on

Nesta terça-feira (19), teve início a vacinação contra coronavírus para pessoas a partir de 15 anos, seguindo a nova logística da Prefeitura, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) localizadas na zona rural do Município.

A aplicação do imunizante, nesses locais, será por meio de agendamento com as equipes, em virtude da otimização dos frascos das vacinas e das longas distâncias até os postos da colônia.

A imunização na zona rural do Município não será por livre demanda, ou seja, cada Unidade irá se organizar, de acordo com o dia e horário, e agendar com as pessoas que se enquadram na faixa etária a ser vacinada, conforme explica a diretora de Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Mariane Baltassare Laroque.

A aplicação das vacinas começou após a realização de capacitações na segunda-feira (18). A ação teve como objetivo preparar os profissionais para o processo, por meio de orientações quanto aos procedimentos que passam a ser adotados, bem como sobre a reorganização das equipes de trabalho e a nova dinâmica.

Assim como nas unidades localizadas na área urbana, as UBSs da colônia irão aplicar a primeira dose da vacina contra a Covid-19, de acordo com o imunizante disponível no momento e local, para adolescentes acima de 15 anos.

A segunda dose será com Astrazeneca e Pfizer. Por fim, a terceira dose, ou dose de reforço, destinada apenas aos idosos com 60 anos ou mais, que tenham completado seis meses desde a segunda aplicação, será a da Pfizer.

Continue Reading

Pandemia

Pelotas registra 107 novos casos de covid e duas mortes

Publicado

on

Pelotas registrou nesta terça, 19, 107 novos casos de covid-19 e duas mortes em decorrência da doença.

Infectados: idades entre 5 meses e 78 anos.

Mortes: Mulher de 86 anos e homem de 72 anos. A cidade soma, assim, 1168 mortes.

Até aqui são 47.470 casos de pessoas infectadas. 44.993 recuperados e 1.309 em isolamento.

Internações

65 pacientes (55,1% de ocupação de leitos).

14 em UTI ( 42,4% de ocupação).

51 em enfermaria (60% de ocupação).

Continue Reading

Em alta