Connect with us

Pelotas e RS

Pelotas estuda adotar modelo de educação aplicado pelo Sesi

Publicado

on

Prefeitura informa:

A prefeita Paula Mascarenhas recebeu nessa quinta-feira (11) representantes do Serviço Social da Indústria (Sesi), da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs) e do Centro das Indústrias de Pelotas (Cipel), para discutir a adoção por parte do Município do modelo de educação implantado pelo Sesi na unidade educacional da entidade existente na cidade, a escola Eraldo Giacobbe.

Além da metodologia de ensino, focada no desenvolvimento e avaliação de habilidades e competências, a ideia é adaptar aos poucos as escolas municipais ao sistema integral de ensino, começando pelos anos iniciais da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Mário Meneghetti, localizada no Getúlio Vargas. “Seria um projeto-piloto que serviria de modelo para o futuro da rede”, disse a prefeita.

Segundo ela, Pelotas já tem mostrado muitos avanços na educação, como apontam os resultados mais recentes do Ideb, no entanto, é preciso buscar sempre o melhor. A gestora também mencionou as ações voltadas à diminuição da disparidade idade/ano, os planos de prevenção à violência escolar, as formações continuadas com os professores e os processos da avaliação municipal, que buscam identificar as fragilidades do ensino e dar subsídios às escolas para que o qualifique.

Para a gerente da área de Educação do Sesi, Sônia Elizabeth Bier, o sucesso do sistema Sesi de ensino parte do princípio de que é muito importante conhecer o contexto dos alunos e oferecer atividades adequadas.

“Isso faz com que os jovens tenham um sentimento de pertencimento à escola, que ele sinta que a escola é dele, contribuindo muito para sua aprendizagem”, disse Sônia.

Capacitação

Caso a proposta do Sesi seja aceita, cerca de 150 professores da rede municipal serão capacitados pela equipe educacional da Instituição, o que inclui os 63 profissionais da Mário Meneghetti. “Todos receberam muito bem a ideia. Tanto os pais, quanto os professores estão dispostos a assumir esse desafio e trabalhar para oferecer uma educação de qualidade às crianças”, garantiu a diretora do educandário, Bianca Aires da Silva.

Custos

No fim da reunião, a prefeita pediu que o Sesi apresentasse em breve os custos para realização da capacitação dos professores para que a Prefeitura, através da Secretaria de Educação e Desporto (Smed), possa avaliar a viabilidade do projeto.

“Precisamos saber se o recurso vai sair do orçamento da Secretaria ou se vamos buscar em outra fonte. Ficamos encantados com o modelo implantado pelo Sesi, até pelos ótimos resultados que ele vem obtendo”, ponderou Paula.
Também participaram da reunião, o secretário da Smed, Arthur Correa; a diretora de Ensino, Loreni Peverada; e o diretor administrativo, Roger Lemões; a chefe de setor Loiva Radtke, além dos representantes das demais entidades.

Brasil e mundo

UFPel entregou título de Dr. Honoris Causa a Mujica

Publicado

on

Discretamente, na sexta passada, a direção da UFPel viajou ao Uruguai para entregar a Pepe Mujica o título de Doutor Honoris Causa. A notícia foi divulgada ontem, terça, no site da Universidade.

Algumas frase dos dirigentes universitários presentes à homenagem, às vezes em tom juvenil:

“Pepe é um grande exemplo de pessoa que consegue lutar por direitos humanos, justiça social e democracia. Resistiu bravamente aos movimentos da ditadura e, como um jardineiro, sempre plantou a esperança, a luta e a vontade dessa luta em cada companheiro. Ele planta hoje a esperança para os nossos jovens”.

“Muito obrigada por ser quem é, muito obrigada por nos inspirar a defender a educação como uma forma mais poderosa de semear o futuro”.

“A visão humanista de Mujica ressoa profundamente com os ideais que nós da Universidade Federal aspiramos cultivar, nossa instituição sempre se pautou na crença de que a educação é a base para uma sociedade mais justa e igualitária, as bandeiras defendidas por Mujica colocam o bem-estar humano e a preservação do planeta acima do materialismo e do consumo desmedido e enlouquecedor, inspiram nossos esforços e reafirmam o nosso compromisso com a busca por dias melhores”.

***

Cmt meu: Mujica é de fato um homem incomum. Coerente. Vive modestamente, de acordo com suas ideias. Há nele uma ausência de vaidades materiais que chega a ser comovente. Se morasse em Pelotas, e fosse professor de Universidade, jamais o veríamos, por exemplo, no Dunas Clube, à beira da piscina, tomando cerveja depois de disputar uma partida de tênis – em greve por salário ainda mais alto do que os que já receberia (R$ 20 mil, digamos), pensando em justiça social num país de esmagadora maioria pobre, com ganhos mensais médios de R$ 3 mil.

***

Na cerimônia, Mujica disse: “Sigo confiando em los hombres, a pesar que todos los dias me deconcertan”.

Continue Reading

Pelotas e RS

Assis Brasil sofre com falta de professores e aulas suspensas

Publicado

on

A gente finge não ver, porque choca. Vai tocando a vida. Este o colégio estadual Assis Brasil. A aparência atual fala por si. Descuidado, “sem vida”.

Pais têm agora reclamado que estão faltando professores e que, por isso, muitas aulas são suspensas. O problema de arrasta desde o começo do ano.

Com professores afastados por atestado médico, a escola não tem professores substitutos.

Escolas municipais também têm sofrido com a falta de estrutura. Já nos releases oficiais do governo do estado e da prefeitura, essas notícias não são divulgadas.

Não é preciso imaginar os indicadores de desempenho escolar.

Continue Reading

Em alta

Descubra mais sobre Amigos de Pelotas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading