Connect with us

Pelotas e RS

Reino Unido decidirá sorte de Assange

Publicado

on

O Reino Unido vai decidir se vai extraditar Julian Assange, preso hoje, em resposta a alegações do Departamento de Justiça de que ele conspirou com a então analista de inteligência dos EUA Chelsea Manning para baixar quatro bancos de dados confidenciais do Exército americano.

O ativista pode pegar até cinco anos de prisão nos EUA se for condenado por conspiração para invadir computadores.

A advogada dele, Jennifer Robinson, disse que eles vão lutar contra o pedido de extradição. Ela disse que o que ocorreu estabelecia um “precedente perigoso”, pelo qual qualquer jornalista poderia enfrentar acusações dos EUA por “publicar informações verdadeiras”.

Inicialmente, acreditava-se que a prisão não estaria relacionada aos vazamentos, mas às acusações de abuso sexual feitas por duas mulheres contra ele na Suécia – Assange afirmava que as acusações seriam uma invenção no contexto de uma “caça às bruxas” orquestrada pelos EUA contra o WikiLeaks. Ele também teria violado as leis dos Estados Unidos ao publicar documentos secretos do governo americano.

O ativista havia se refugiado na embaixada para evitar a extradição para a Suécia ou, ainda, para os Estados Unidos, mas acabou surpreendido com a suspensão do asilo.

‘Violações’

A prisão ocorre um dia após o WikiLeaks ter anunciado que havia descoberto uma operação de espionagem das atividades de Assange na embaixada do Equador.

O atual presidente do Equador, Lenín Moreno, vinha limitando as ações permitidas a Assange no interior da representação diplomática.

Segundo o correspondente da BBC James Landale as autoridades equatorianas já tinham vetado o acesso à internet a Julian Assange e tinham acusado o cofundador do Wikileaks de estar desenvolvendo atividade política, o que não é permitido àqueles que têm o pedido de asilo atentido.

O presidente do Equador disse que retirou o asilo de Assange depois de ele ter violado repetidamente regras internacionais. O governo também suspendeu a cidadania equatoriana concedida ao ativista.

Em vídeo publicado em sua conta no Twitter, Lenín Moreno, disse que a conduta de Assange era “desrespeitosa e agressiva”. Moreno acrescentou que o WikiLeaks publicou declarações “hostis e ameaçadoras”.

O ex-presidente do Equador Rafael Correa, que atendeu em 2012 ao pedido de asilo feito por Assange, criticou a decisão.

“Lenín Moreno […] revelou ao mundo sua miséria humana, entregando Julian Assange à polícia britânica – não somente um asilado, como também um cidadão equatoriano”, disse Correa.

Para o ex-presidente, a decisão de entregar Assange à polícia britânica “põe em risco a vida dele e representa uma humilhação para o Equador”.

O WikiLeaks, por sua vez, tuitou que o governo do Equador agiu ilegalmente ao encerrar o asilo político de Assange “em violação do direito internacional”.

O secretário de Estado para Assuntos Internos do Reino Unido, Sajid Javid, confirmou, também via Twitter, a prisão de Assange: “Posso confirmar que Julian Assange está agora sob custódia da polícia e vai responder à Justiça no Reino Unido. Gostaria de agradecer ao Equador por sua cooperação e à polícia por seu profissionalismo. Ninguém está acima da lei.”

Assange tem 47 anos e havia se recusado a deixar a embaixada, alegando que seria extraditado para os Estados Unidos para interrogatório sobre as atividades do WikiLeaks.

Clique para comentar

Brasil e mundo

UFPel entregou título de Dr. Honoris Causa a Mujica

Publicado

on

Discretamente, na sexta passada, a direção da UFPel viajou ao Uruguai para entregar a Pepe Mujica o título de Doutor Honoris Causa. A notícia foi divulgada ontem, terça, no site da Universidade.

Algumas frase dos dirigentes universitários presentes à homenagem, às vezes em tom juvenil:

“Pepe é um grande exemplo de pessoa que consegue lutar por direitos humanos, justiça social e democracia. Resistiu bravamente aos movimentos da ditadura e, como um jardineiro, sempre plantou a esperança, a luta e a vontade dessa luta em cada companheiro. Ele planta hoje a esperança para os nossos jovens”.

“Muito obrigada por ser quem é, muito obrigada por nos inspirar a defender a educação como uma forma mais poderosa de semear o futuro”.

“A visão humanista de Mujica ressoa profundamente com os ideais que nós da Universidade Federal aspiramos cultivar, nossa instituição sempre se pautou na crença de que a educação é a base para uma sociedade mais justa e igualitária, as bandeiras defendidas por Mujica colocam o bem-estar humano e a preservação do planeta acima do materialismo e do consumo desmedido e enlouquecedor, inspiram nossos esforços e reafirmam o nosso compromisso com a busca por dias melhores”.

***

Cmt meu: Mujica é de fato um homem incomum. Coerente. Vive modestamente, de acordo com suas ideias. Há nele uma ausência de vaidades materiais que chega a ser comovente. Se morasse em Pelotas, e fosse professor de Universidade, jamais o veríamos, por exemplo, no Dunas Clube, à beira da piscina, tomando cerveja depois de disputar uma partida de tênis – em greve por salário ainda mais alto do que os que já receberia (R$ 20 mil, digamos), pensando em justiça social num país de esmagadora maioria pobre, com ganhos mensais médios de R$ 3 mil.

***

Na cerimônia, Mujica disse: “Sigo confiando em los hombres, a pesar que todos los dias me deconcertan”.

Continue Reading

Pelotas e RS

Assis Brasil sofre com falta de professores e aulas suspensas

Publicado

on

A gente finge não ver, porque choca. Vai tocando a vida. Este o colégio estadual Assis Brasil. A aparência atual fala por si. Descuidado, “sem vida”.

Pais têm agora reclamado que estão faltando professores e que, por isso, muitas aulas são suspensas. O problema de arrasta desde o começo do ano.

Com professores afastados por atestado médico, a escola não tem professores substitutos.

Escolas municipais também têm sofrido com a falta de estrutura. Já nos releases oficiais do governo do estado e da prefeitura, essas notícias não são divulgadas.

Não é preciso imaginar os indicadores de desempenho escolar.

Continue Reading

Em alta

Descubra mais sobre Amigos de Pelotas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading