1.556 cirurgias estão esperando na fila

O jornal solicitou informações à prefeitura sobre as cirurgias autorizadas pela prefeitura e que não foram realizadas pelo Hospital Escola, da UFPel:

Número de cirurgias autorizadas e não realizadas

Em relação ao total de cirurgias autorizadas pela Secretaria Municipal de Saúde e não realizadas, o Hospital Escola confirmou o número de 1.556 cirurgias e esclareceu que o valor está diretamente ligado à dificuldade de contratação de médicos, por parte da EBSERH, para suprir a necessidade da instituição.

Esse número é retirado do sistema Angus, que fornece uma análise quantitativa das consultas, exames e internações realizadas.

UFPel anunciou providências em fevereiro

Em fevereiro deste ano, o Hospital Escola enviou à SMS um documento em que salienta estar se organizando para suprir a demanda de cirurgias não realizadas. Para isso solicitou os encaminhamentos e escalas de plantão para solucionar a questão o mais breve possível.

Responsabilidade da Secretaria de Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde é responsável apenas pela autorização das cirurgias eletivas, procedimento realizado por um médico regulador que faz toda a avaliação do caso e analisa se o paciente veio através do SUS, se a solicitação é procedente e se é a solução mais adequada em relação à patologia.

Regulação de cirurgias

A regulação não é possível, pois as cirurgias eletivas possuem muitas variáveis, como urgência e emergência, que recebem prioridade e são passadas na frente quando necessário.

Quanto a realização das cirurgias por outros hospitais, o Hospital Escola informa que é preciso analisar, pois existem habilitações que apenas a instituição possui.

Sem anestesistas suficientes, mais de 1,5 mil pacientes aguardam cirurgia no Hospital Escola

‘Temos cirurgiões e salas cirúrgicas suficientes, mas não há anestesistas interessados nas vagas’

Anestesistas eram contratados em grupos como pessoa jurídica. Isso acabou

Obrigado por participar.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.