O jornal solicitou informações à prefeitura sobre as cirurgias autorizadas pela prefeitura e que não foram realizadas pelo Hospital Escola, da UFPel:
Número de cirurgias autorizadas e não realizadas
Em relação ao total de cirurgias autorizadas pela Secretaria Municipal de Saúde e não realizadas, o Hospital Escola confirmou o número de 1.556 cirurgias e esclareceu que o valor está diretamente ligado à dificuldade de contratação de médicos, por parte da EBSERH, para suprir a necessidade da instituição.
Esse número é retirado do sistema Angus, que fornece uma análise quantitativa das consultas, exames e internações realizadas.
UFPel anunciou providências em fevereiro
Em fevereiro deste ano, o Hospital Escola enviou à SMS um documento em que salienta estar se organizando para suprir a demanda de cirurgias não realizadas. Para isso solicitou os encaminhamentos e escalas de plantão para solucionar a questão o mais breve possível.
Responsabilidade da Secretaria de Saúde
A Secretaria Municipal de Saúde é responsável apenas pela autorização das cirurgias eletivas, procedimento realizado por um médico regulador que faz toda a avaliação do caso e analisa se o paciente veio através do SUS, se a solicitação é procedente e se é a solução mais adequada em relação à patologia.
Regulação de cirurgias
A regulação não é possível, pois as cirurgias eletivas possuem muitas variáveis, como urgência e emergência, que recebem prioridade e são passadas na frente quando necessário.
Quanto a realização das cirurgias por outros hospitais, o Hospital Escola informa que é preciso analisar, pois existem habilitações que apenas a instituição possui.
Sem anestesistas suficientes, mais de 1,5 mil pacientes aguardam cirurgia no Hospital Escola
‘Temos cirurgiões e salas cirúrgicas suficientes, mas não há anestesistas interessados nas vagas’
Anestesistas eram contratados em grupos como pessoa jurídica. Isso acabou
Matéria relevante e informativa!
Me chamo Rafael Gonzales, tenho um padrasto, residente na cidade de Pelotas que possui um câncer de próstata. Segundo o mesmo, após várias consultas na Santa Casa e HE, foi encaminhado para fila do SUS para aguardar ser chamado para cirurgia no HEUFPEL. Como é possível saber se ele REALMENTE está na fila (existe algum link?) e se existe alguma previsão de atendimento?
Rafael Gonzales