Connect with us

Brasil e mundo

“Talvez a saída deste conjunto expressivo de pessoas possa levar o Novo a uma reflexão”, diz Mateus Bandeira

Publicado

on

Do Spaco 100 FM – O candidato ao governo do Rio Grande do Sul, na última eleição, Mateus Bandeira (Novo), concedeu uma entrevista exclusiva durante o programa Fim de Expediente da Spaço FM nesta quinta-feira, 11, onde explicou sua desfiliação do partido Novo.

No dia 3 de abril, Bandeira divulgou em suas redes sociais uma carta aberta sobre a sua saída do partido. “Fiz em sinal de protesto”, enfatizou. Na entrevista, ele comentou o que está acontecendo dentro do partido Novo, que foi criado com algumas ideias diferentes das conhecidas em partidos convencionais.

Ele contou que mesmo com estas novidades os integrantes não tem participação nas decisões da sigla. “Quem foi candidato não tem voz alguma”, apontou.

Conforme Bandeira, muitos filiados mostraram seu descontentamento com o Novo e cancelaram suas filiações. “Talvez a saída deste conjunto expressivo de pessoas possa levar o Novo a uma reflexão”, destacou.

Um dos pontos decisivos para sua saída foi esta falta de diálogo e as decisões tomadas pela diretoria nacional. “A única coisa quando eu tive oportunidade de falar, que eu pedi aqui que as pessoas fossem ouvidas”, relembrou.

Segundo Bandeira uma das regras definidas no partido foi que municípios com menos de 50 mil habitantes não podem ter candidatos a deputados. Ele exemplificou que numa próxima eleição o deputado federal mais votado na sigla, Marcel Van Hatten, por ser natural de Dois Irmãos, cidade com cerca de 30 mil habitantes, não poderia se candidatar, e assim bons nomes de municípios menores não terão a chance de se destacar na política.

Ele também comentou que não tem interesse em procurar outro partido e nem em concorrer na próxima eleição. Ao ser questionado sobre os primeiros 100 dias da gestão Eduardo Leite, Bandeira ressaltou que não percebeu mudança alguma, e comparou o governo estadual com o federal.

Ele comentou que o presidente Jair Bolsonaro foi um dos únicos que está cumprindo suas metas nos primeiros dias de governo, mas o governador não está seguindo suas promessas e está fazendo a mesmo que criticou em campanha. “Nem teve mais do mesmo, teve menos do mesmo”, concluiu.

Clique para comentar

Brasil e mundo

UFPel entregou título de Dr. Honoris Causa a Mujica

Publicado

on

Discretamente, na sexta passada, a direção da UFPel viajou ao Uruguai para entregar a Pepe Mujica o título de Doutor Honoris Causa. A notícia foi divulgada ontem, terça, no site da Universidade.

Algumas frase dos dirigentes universitários presentes à homenagem, às vezes em tom juvenil:

“Pepe é um grande exemplo de pessoa que consegue lutar por direitos humanos, justiça social e democracia. Resistiu bravamente aos movimentos da ditadura e, como um jardineiro, sempre plantou a esperança, a luta e a vontade dessa luta em cada companheiro. Ele planta hoje a esperança para os nossos jovens”.

“Muito obrigada por ser quem é, muito obrigada por nos inspirar a defender a educação como uma forma mais poderosa de semear o futuro”.

“A visão humanista de Mujica ressoa profundamente com os ideais que nós da Universidade Federal aspiramos cultivar, nossa instituição sempre se pautou na crença de que a educação é a base para uma sociedade mais justa e igualitária, as bandeiras defendidas por Mujica colocam o bem-estar humano e a preservação do planeta acima do materialismo e do consumo desmedido e enlouquecedor, inspiram nossos esforços e reafirmam o nosso compromisso com a busca por dias melhores”.

***

Cmt meu: Mujica é de fato um homem incomum. Coerente. Vive modestamente, de acordo com suas ideias. Há nele uma ausência de vaidades materiais que chega a ser comovente. Se morasse em Pelotas, e fosse professor de Universidade, jamais o veríamos, por exemplo, no Dunas Clube, à beira da piscina, tomando cerveja depois de disputar uma partida de tênis – em greve por salário ainda mais alto do que os que já receberia (R$ 20 mil, digamos), pensando em justiça social num país de esmagadora maioria pobre, com ganhos mensais médios de R$ 3 mil.

***

Na cerimônia, Mujica disse: “Sigo confiando em los hombres, a pesar que todos los dias me deconcertan”.

Continue Reading

Brasil e mundo

Comentário em vídeo: Liberdade de expressão

Publicado

on

Continue Reading

Em alta

Descubra mais sobre Amigos de Pelotas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading