Pelotas e região ganham três novas ambulâncias do Samu

Tavares, Paula e Idemar. Foto: Gustavo Vara

O Samu Regional, com sede em Pelotas, recebeu três novos veículos durante solenidade realizada no Largo, localizado ao lado do Mercado Central.

Duas serão usadas para o transporte simples de pacientes e uma para o trabalho de socorro à população.

Recentemente, o setor de saúde do município e região recebeu outras duas ambulâncias, uma para remoções simples e uma avançada, utilizada como UTI Móvel.

As aquisições completam e renovam a frota veicular do Samu, que agora conta com três ambulâncias básicas, uma avançada, dois veículos para transporte simples e duas motolâncias, qualificando os cerca de 12 mil atendimentos mensais regulados pelo Serviço, abrangendo 11 municípios da Zona Sul.

“Ninguém faz nada sozinho e, apesar de parecer um clichê, o fato é que juntos somos mais fortes e nos fortalecemos muito quando olhamos para o interesse público. Quem ganha é a comunidade, que vai poder contar com um serviço qualificado”, garante a prefeita.

Só em Pelotas, cerca de 1,5 mil socorros são realizados por mês, o que corresponde à média de 50 por dia.

Mudança de prédio

Em breve, toda a estrutura do Samu será transferida para o prédio onde seria a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Bento Gonçalves. Agora, o espaço abrigará um Centro de Saúde Materno-infantil – graças à parceria com a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) – e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, que já funciona de forma parcial no local.

“Diante da crise que assola o País e o Município, não teríamos recursos para abrir a UPA, mas não nos conformamos com isso e fomos em busca de uma solução, encontrando na UFPel uma parceira”, afirma Paula, ressaltando que a área também oferece melhor infraestrutura para o atendimento do Samu.

Obrigado por participar.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.