Connect with us

Brasil e mundo

Caminhoneiros não devem reagir com greve com reajuste de diesel

Publicado

on

Rosane de Oliveira, da GaúchaZH, sintetiza a situação:

Paulo Guedes, e o presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, mostraram que não há espaço para voluntarismo quando se trata de política de preços para os combustíveis.

A precipitação do presidente fez a emenda ficar pior do que o soneto, porque vendeu aos caminhoneiros a ideia de que bastariam cochichos sobre a iminência de uma greve e o governo seguraria o preço do diesel. A reação do mercado financeiro, que acredita na conversão de Bolsonaro ao liberalismo, obrigou o “Posto Ipiranga” a ser didático com o presidente.

Antes de a Petrobras anunciar o aumento, o governo estendeu um colchão para amortecer o impacto. Quando anunciou o “pacote” para os caminhoneiros, estava na cara que preparava o anúncio do reajuste para alinhar o diesel ao preço internacional do petróleo.

O pacote não resolve o problema dos autônomos. Crédito, mesmo subsidiado, é empréstimo que ali adiante terá de ser pago. O dinheiro para as estradas é insuficiente e os pedágios pesarão cada vez mais na planilha de custos.

A bomba não foi desarmada, embora o risco de uma greve semelhante à que paralisou o país em 2018 tenha diminuído bastante, graças a pelo menos cinco fatores:

1. Não existe o componente político da eleição, que insuflou os caminhoneiros no ano passado e multiplicou os apelos por intervenção militar;

2. É improvável que as grandes transportadoras repitam o locaute;

3. Os ruralistas, que apoiaram a paralisação, tiraram o corpo fora;

4. Os líderes têm consciência de que parar agora compromete demais a economia e resulta em antipatia popular;
5. Os autônomos não reconhecem sindicatos e ainda têm uma ponta de esperança no governo.

Aliás

A tabela do frete negociada na greve de 2018 segue no terreno da ficção. Como há excesso de oferta, quem contrata faz o preço e o governo não tem como fiscalizar.

Clique para comentar

Brasil e mundo

UFPel entregou título de Dr. Honoris Causa a Mujica

Publicado

on

Discretamente, na sexta passada, a direção da UFPel viajou ao Uruguai para entregar a Pepe Mujica o título de Doutor Honoris Causa. A notícia foi divulgada ontem, terça, no site da Universidade.

Algumas frase dos dirigentes universitários presentes à homenagem, às vezes em tom juvenil:

“Pepe é um grande exemplo de pessoa que consegue lutar por direitos humanos, justiça social e democracia. Resistiu bravamente aos movimentos da ditadura e, como um jardineiro, sempre plantou a esperança, a luta e a vontade dessa luta em cada companheiro. Ele planta hoje a esperança para os nossos jovens”.

“Muito obrigada por ser quem é, muito obrigada por nos inspirar a defender a educação como uma forma mais poderosa de semear o futuro”.

“A visão humanista de Mujica ressoa profundamente com os ideais que nós da Universidade Federal aspiramos cultivar, nossa instituição sempre se pautou na crença de que a educação é a base para uma sociedade mais justa e igualitária, as bandeiras defendidas por Mujica colocam o bem-estar humano e a preservação do planeta acima do materialismo e do consumo desmedido e enlouquecedor, inspiram nossos esforços e reafirmam o nosso compromisso com a busca por dias melhores”.

***

Cmt meu: Mujica é de fato um homem incomum. Coerente. Vive modestamente, de acordo com suas ideias. Há nele uma ausência de vaidades materiais que chega a ser comovente. Se morasse em Pelotas, e fosse professor de Universidade, jamais o veríamos, por exemplo, no Dunas Clube, à beira da piscina, tomando cerveja depois de disputar uma partida de tênis – em greve por salário ainda mais alto do que os que já receberia (R$ 20 mil, digamos), pensando em justiça social num país de esmagadora maioria pobre, com ganhos mensais médios de R$ 3 mil.

***

Na cerimônia, Mujica disse: “Sigo confiando em los hombres, a pesar que todos los dias me deconcertan”.

Continue Reading

Brasil e mundo

Comentário em vídeo: Liberdade de expressão

Publicado

on

Continue Reading

Em alta

Descubra mais sobre Amigos de Pelotas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading