Connect with us

Brasil e mundo

Rolando na rede: ‘STF parece disposto a comandar uma neo inquisição’

Publicado

on

Por Sônia Zaguetto, no Facebook |

STF parece realmente disposto a comandar a neo inquisição tupiniquim. Depois que o presidente da Corte, Dias Toffoli, autorizou o ministro Alexandre de Moraes a vestir o hábito de Torquemada, a escalada do autoritarismo do Judiciário não para de crescer.

Estão em curso diversas medidas que soam, inevitavelmente, como intimidação e atentado à liberdade de expressão e de imprensa, que são oxigênio da democracia. Ontem, o alerta vermelho acendeu com o episódio da censura ao site O Antagonista e à revista Crusoé – que divulgaram reportagem na qual se dizia que Marcelo Odebrecht esclareceu que o personagem denominado “amigo do amigo do meu pai” em um e-mail seria Dias Toffoli.

Alexandre de Moraes determinou que fossem retiradas do ar reportagens e notas que citam o presidente do STF. Mais: estipulou multa diária de R$ 100 mil.

Hoje, Moraes deu outro passo: ordenou buscas em dez endereços de alvos do inquérito que apura supostas “fake news, denunciações caluniosas, ameaças e infrações” contra os ministros do STF. A Polícia Federal apreendeu tablets, celulares e computadores, e determinou o bloqueio de contas em redes sociais. Um dos alvos das buscas foi o general da reserva Paulo Chagas, que em 2018 concorreu ao governo do Distrito Federal e é aliado ao presidente Jair Bolsonaro.

A suspeita é que mensagens publicadas pelo militar e por outros investigados estariam difundindo crimes contra a honra dos ministros e defendendo o fechamento do STF.

Há de se reconhecer que é infantil e profundamente antidemocrático pedir o fechamento do STF, um dos pilares da República. Também é desejável que se contradite os ataques, quando imerecidos. O que espanta é a mais alta Corte do país combater tais ideias pela via do autoritarismo sem freios (inclusive tomando para si papeis que não lhe cabem) em vez de lançar mão dos tradicionais caminhos, buscando reparação via processos por calúnia, injúria e difamação.

A investigação aberta em março pelo presidente do STF pode até ser legal, mas deixa no ar um rastro de suspeitas. Tem formato atípico, para dizer o mínimo: iniciada e conduzida pelo próprio Judiciário, sem participação do Ministério Público, concentra muito poder nas mãos de Moraes e mantém tudo sob sigilo. Soa como censura prévia, vingança mesquinha, abuso de poder.

Sobre vestir hábitos, é de bom tom lembrar que há séculos a sabedoria popular mundial consagrou uma expressão: o hábito não faz o monge. Refere-se ao fato de que os hábitos e outras beneficências religiosas podiam ser comprados pelo poder temporal e nem sempre eram usados por gente digna. O francês Rabelais usou a frase em “Gargântua” e acrescentou-lhe comentário extra: “E há quem, vestindo o hábito, seja tudo menos um frade”.

Definitivamente, o STF não parece monge. Alguém deveria dizer a Dias Toffolli e aos demais membros da Corte que a melhor forma de defender a honra dos ministros do Supremo é convencê-los a agir com a sobriedade, a grandeza moral e o apego à lei e à Justiça que são condições essenciais para o cargo que ocupam.

Clique para comentar

Brasil e mundo

Felicidade de “segunda”, não dá mais

Publicado

on

Concordo com Alexandre de Moraes: antes das redes sociais, nós éramos felizes e não sabíamos. Mas éramos felizes no sentido de que uma pessoa ignorante podia ser. Hoje a farsa não convence tão fácil. As vozes se tornaram muito mais plurais, o que é positivo para a sociedade.

A tecnologia levou a percepção de felicidade a um patamar mais elevado. Aumentou a exigência. Ninguém mais se contenta com meias verdades.

Voltar no tempo é impossível, apesar dos esforços nesse sentido. O próprio Lula não entendeu isso, por isso está perdendo popularidade. Perdeu poder de persuasão. Ele e qualquer outro governante.

A própria velha imprensa perdeu poder de persuasão. Está todo mundo vendo o rei nu. Vendo e avisando a este da nudez, em voz alta. A corte toda, que inclui a velha imprensa, está nua. Ouvindo que está nua, mas se fingindo de surda.

A tecnologia muda os comportamentos. Os avanços tecnológicos provocam essas destruições criativas. Assim como foi o canhão que permitiu Napoleão, a internet e as redes sociais estão forjando um cidadão menos distraído, mais atento e engajado. Uma democracia muito mais participativa.

O mundo mudou.

Continue Reading

Brasil e mundo

Leite posta encontro com o Papa

Publicado

on

Atual governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite foi recebido pelo Papa Francisco nesta quarta-feira (14). Aproveitando o espaço na agenda do Pontífice, levou à Sua Santidade uma réplica das ruínas das Missões e uma caixa com camisas do Grêmio, do Inter e do Xavante, pra ficar de bem com todas as torcidas.

Aproveitando, convidou o Papa a visitar o Rio Grande do Sul em 2026, como parte das comemorações dos 400 anos das missões jesuíticas no estado — por coincidência ano da próxima eleição presidencial, sonho que Leite persegue.

No X, Leite postou: “Foi uma conversa muito gentil e muito amável do Papa, que lembrou ter ido muitas vezes à cidade de Pelotas, onde um tio dele (Victor José Bergoglio) morou”.

Leite acrescentou: “A sua mensagem de hoje (do Papa) é muito oportuna. O Papa Francisco falou sobre temperança e pediu aos fiéis que exercitem o equilíbrio. É uma mensagem que serve para as relações nas redes sociais, pessoais, profissionais e políticas nesse mundo tão dividido”. Com essas palavras, Leite, que tem discursado contra a polarização na política, parece confirmar uma impressão. Ele é conhecido nos bastidores como “Governador Casio”. Tudo calculado, nada é espontâneo, com vistas ao pleito de 2026”.

Na última semana, Leite gravou vídeo de apoio a Matteus, participante gaúcho da final do BBB, aproveitando a onda da audiência do programa. Matteus perdeu, contudo, e o comentário é de que “perdeu por causa do apoio de Leite”. Era o comentário hoje na aula do Pilates.

Terá sido a derrota de Matteus um mau agouro para Fernando Estima, de quem se fala que poderá ser candidato dos tucanos a prefeito de Pelotas?

Continue Reading

Em alta

Descubra mais sobre Amigos de Pelotas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading