Connect with us

Pelotas e RS

Reitor diz que cortes anunciados para universidades federais são ‘uma covardia e uma chantagem’

Publicado

on

O reitor da UFPel, Pedro Hallal, comentou com o jornal os cortes de 30% anunciados pelo governo federal para as universidades públicas:

“Os cortes são uma covardia e uma chantagem do governo federal.

Covardia porque eles sabem que com esse corte as universidades não conseguem chegar no final ao ano. E chantagem porque explicitamente o governo diz que a aprovação da reforma da Previdência é necessária para reverter esses cortes.

Essa não é postura de governo, mas sim de quem ainda está no processo eleitoral.

Lamentável que um governo eleito, ao invés de governar, fica tendo esse tipo de atitude”.

Cortes

O anúncio de que todas as universidades federais do país terão um corte de 30% em seu orçamento neste ano foi recebido com preocupação por reitores do Rio Grande do Sul.

Segundo eles, as instituições já sofrem com falta de recursos, não têm mais onde cortar despesas e podem ver-se diante de uma situação insustentável.

O bloqueio geral das verbas – que inclui também os institutos federais – foi comunicado na noite de terça-feira (30) pelo secretário de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC), Arnaldo Barbosa de Lima Junior, em uma entrevista ao Jornal Nacional.

4 Comments

4 Comments

  1. Francisco Carlos Galho Arduim

    11/05/19 at 06:12

    Parabéns ao nosso Reitor da UFPEL, Sr.Pedro Hall pelo seu compromisso com a comunidade universitária e a população em geral, ao defender publicamente a Educação como um Direito Fundamental garantido pela CF88;- já para os incautos vale a lógica do mercado, da meritocracia em detrimento do direito inalienável enquanto Política de Estado e não de governo , o Direito a educação pública de qualidade,Bem esse pago através de impostos pela população brasileira e na maioria das vezes , não se reverte em cidadania.Podemos destacar a importância das universidades em relação a tríade :ensino,pesquisa e extensão e que vale para todas as áreas das Humanas,Biológicas… , que trabalham normalmente não unicamente no olhar do mercado,mas sim apoiando, trabalhando a exemplos as pesquisas relacionadas as doenças tropicais (doenças dos mais pobres), que resultam em vacinas,remédios para a cura desses pacientes, a Agronomia com a produção de sementes mais produtivas e resistentes a doenças, a ESEF,Medicina , Odontologia, Filosofia e outros cursos que recebem prêmios internacionais pela sua importância para o Bem da Humanidade. Portanto, mais uma vez venho á público para elogiar , solidarizar com o nosso Reitor, que defende de forma inexorável não só defende o acesso,mas também a permanência e o sucesso dos seus alunos de forma universal e democrática.

  2. Alarico

    02/05/19 at 23:51

    O maior problema das universidades federais não é o corte do orçamento, mas a forma como alguns dirigentes gastam os recursos. Duvido que dessem comida a dois pilas para o pessoal do caminhonetão, que vem almoçar em carro do ano, se tivessem que vender serviços para produzir os próprios recursos; ou que fizessem regime de “plantão” nas pró-reitorias, para justificar o meio turno dos funcionários, se tivessem que pagar pela energia extra que é consumida para climatizar o prédio da reitoria nas 4 horas em que as salas ficam com apenas um funcionário.

  3. Esteves

    02/05/19 at 21:26

    Vamos falar de respeito aos pagadores de Impostos. Caro Reitor, nos brinde com um relatório sobre as incubadoras, inovações, patentes e empresas que saíram dos braços da UFPEL nos últimos anos! Gostaríamos de saber, quanto nosso dinheiro foi valorizado, além da simples formação academica? Qualquer Universidade deve ter centros de inovação, incubadoras e poíiticas de de ação social….. Aguardamos sua manifestação. Alias, a UFPEL já prestou conta a sociedade algum dia? Se o Magnifico Reitor nos convencer, ai vamos ajudar na reclamação sobre os 30% de cortes. Há, não esqueça, de abrir o orçamento da universidade, o quanto é gasto com o que!

    • Alexandre

      06/05/19 at 13:57

      recomendo que tu te informe um pouco mais então pq TODOS os cursos que eu conheço tem projetos de extensão a custo baixissimos e com possibilidade de bolsa aberto para comunidade. É só chegar e se inscrever no curso. Mas claro, é mais fácil reclamar do que se informar.

Brasil e mundo

UFPel entregou título de Dr. Honoris Causa a Mujica

Publicado

on

Discretamente, na sexta passada, a direção da UFPel viajou ao Uruguai para entregar a Pepe Mujica o título de Doutor Honoris Causa. A notícia foi divulgada ontem, terça, no site da Universidade.

Algumas frase dos dirigentes universitários presentes à homenagem, às vezes em tom juvenil:

“Pepe é um grande exemplo de pessoa que consegue lutar por direitos humanos, justiça social e democracia. Resistiu bravamente aos movimentos da ditadura e, como um jardineiro, sempre plantou a esperança, a luta e a vontade dessa luta em cada companheiro. Ele planta hoje a esperança para os nossos jovens”.

“Muito obrigada por ser quem é, muito obrigada por nos inspirar a defender a educação como uma forma mais poderosa de semear o futuro”.

“A visão humanista de Mujica ressoa profundamente com os ideais que nós da Universidade Federal aspiramos cultivar, nossa instituição sempre se pautou na crença de que a educação é a base para uma sociedade mais justa e igualitária, as bandeiras defendidas por Mujica colocam o bem-estar humano e a preservação do planeta acima do materialismo e do consumo desmedido e enlouquecedor, inspiram nossos esforços e reafirmam o nosso compromisso com a busca por dias melhores”.

***

Cmt meu: Mujica é de fato um homem incomum. Coerente. Vive modestamente, de acordo com suas ideias. Há nele uma ausência de vaidades materiais que chega a ser comovente. Se morasse em Pelotas, e fosse professor de Universidade, jamais o veríamos, por exemplo, no Dunas Clube, à beira da piscina, tomando cerveja depois de disputar uma partida de tênis – em greve por salário ainda mais alto do que os que já receberia (R$ 20 mil, digamos), pensando em justiça social num país de esmagadora maioria pobre, com ganhos mensais médios de R$ 3 mil.

***

Na cerimônia, Mujica disse: “Sigo confiando em los hombres, a pesar que todos los dias me deconcertan”.

Continue Reading

Pelotas e RS

Assis Brasil sofre com falta de professores e aulas suspensas

Publicado

on

A gente finge não ver, porque choca. Vai tocando a vida. Este o colégio estadual Assis Brasil. A aparência atual fala por si. Descuidado, “sem vida”.

Pais têm agora reclamado que estão faltando professores e que, por isso, muitas aulas são suspensas. O problema de arrasta desde o começo do ano.

Com professores afastados por atestado médico, a escola não tem professores substitutos.

Escolas municipais também têm sofrido com a falta de estrutura. Já nos releases oficiais do governo do estado e da prefeitura, essas notícias não são divulgadas.

Não é preciso imaginar os indicadores de desempenho escolar.

Continue Reading

Em alta

Descubra mais sobre Amigos de Pelotas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading