Sábado é ‘Dia D’ da vacinação contra a gripe

Neste sábado (4) é “Dia D” de imunização contra a gripe.

Prefeitura diz que todas as 43 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da zona urbana do município funcionarão das 8h às 17h, para ampliar a cobertura da vacinação, que, até quinta-feira (2), atingiu pouco mais de 19 mil pessoas, conforme dados do departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde.

Os profissionais de saúde da região rural serão divididos em equipes que atuarão de forma volante em abrigos e asilos da cidade.

Apesar do movimento constante nas unidades, a quantidade de pessoas vacinadas é considerada baixa pelo setor, que pede a quem tem mais de 60 anos, doentes crônicos, trabalhadores da saúde, professores, gestantes, crianças de 6 meses até 6 anos incompletos e demais usuários – incluídos no universo de vacinação –, a ida a uma das UBSs no sábado para receber a dose. Durante a semana, qualquer unidade de saúde, incluindo as da zona rural, e o Centro de Especialidades podem ser procurados.

A campanha vai até o dia 31 de maio e os profissionais responsáveis pela vacinação aproveitarão a oportunidade para verificar e recomendar a atualização, se necessário, da Caderneta de Vacinação de crianças e gestantes. A estratégia visa resgatar os não vacinados e aumentar a cobertura vacinal em ambos os públicos, que têm caído progressivamente.

Público-alvo

Em Pelotas, mais de 96,3 mil pessoas devem ser imunizadas contra a gripe, sem contar a população carcerária e os trabalhadores do sistema prisional. A meta é atingir 95% desse universo.

Confira:

Crianças de 6 meses a menor de 2 anos – 6.389

Crianças de 2 a 4 anos – 10.963

Crianças de 5 anos – 3.789

Trabalhadores da Saúde – 18.920

Gestantes – 3.194

Puérperas – 525

Indígenas – 72

Idosos – 49.940

Comorbidades – 29.254

Professores – 2.560

Obrigado por participar.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.