Município abre seleção de assistentes em alfabetização

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação e Desporto (Smed), informa que o processo seletivo de assistentes de alfabetização do Programa Mais Alfabetização, do Ministério da Educação, está aberto.

Quem pode participar?

Estudantes do Magistério; professores com titulação no curso de Magistério em nível médio; docentes alfabetizadores das redes escolares com disponibilidade de carga horária; alunos de licenciatura em Pedagogia das instituições de Ensino Superior públicas federais, estaduais, municipais e privadas, desde que regularizadas no órgão próprio do sistema de educação.

Como se candidatar?

O candidato interessado deve procurar uma das 16 escolas municipais (veja abaixo) e entregar o seu Currículo Vitae (comprovando documentação), entre os dias 8 e 17 de maio. Os selecionados receberão auxílio mensal para alimentação e transporte, no valor de R$ 300,00 nas escolas vulneráveis, e de R$ 150,00 atuando em não-vulneráveis. A carga horária diária mínima é de 1 hora por turma, havendo possibilidade de trabalhar em até três turmas por turno.

A Smed esclarece que as atividades desenvolvidas pelos profissionais serão consideradas de natureza voluntária, sendo obrigatória a celebração do Termo de Adesão e Compromisso do Voluntário, não gerando vínculo empregatício, nem obrigação de natureza trabalhista, previdenciária ou afim – de acordo com a Lei do Voluntariado, de 1998.

O que faz o assistente?

Ele é responsável pela realização das atividades de acompanhamento pedagógico sob a coordenação e supervisão do professor alfabetizador e pelo apoio na realização das tarefas, com vistas a garantir o processo de alfabetização de todos os estudantes regularmente matriculados nos 1º e 2º anos do ensino fundamental.

O que é o Programa Mais Alfabetização?

A iniciativa visa fortalecer e apoiar as unidades escolares no processo de alfabetização para fins de leitura, escrita e matemática dos estudantes de 1º e 2º anos do Ensino Fundamental, com o objetivo de garantir apoio adicional, no turno regular com o assistente ao professor alfabetizador.

Share:

Obrigado por participar.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.