Obrigado, muito obrigado! Por Pedro Hallal

Pedro Hallal, reitor da UFPel

Obrigado, muito obrigado.

A manifestação em defesa da educação, ocorrida hoje em todo o país, certamente já entrou para a história.

No futuro, muitos de nós contaremos a nossos filhos e netos que no dia 15 de maio de 2019, a população brasileira se mobilizou para impedir que a educação passasse a ser tratada como uma mercadoria nesse país.

De hoje em diante, qualquer liberal de primeira viagem, que tente tratar a educação como produto, com valor econômico, saberá que encontrará resistência popular. O povo brasileiro disse NÃO para o corte de investimentos em educação. O povo brasileiro disse SIM para as Universidades e para os Institutos Federais.

No âmbito local, a cidade de Pelotas e a região sul do estado deram um show de mobilização. Pessoas com diferentes ideologias e visões de mundo se uniram para defender a UFPel e o IFSUL, dois patrimônios da região.

Pessoas que reconhecem que, sem essas instituições, a nossa região desceria ladeira abaixo rumo ao empobrecimento material e intelectual. Eram jovens que não perderam a capacidade de se indignar, não cansam de lutar e que jamais perderão a capacidade de sonhar.

Que sirva de lição. O investimento em educação é o único caminho para o futuro do Brasil. Um país que vira as costas para a educação é um país que vira as costas para a sua população. Da minha parte, só posso agradecer.

A defesa da educação continua, mas agora tenho certeza de que somos milhões de pessoas engajadas nessa luta. Nossos rostos estiveram, estão e seguirão pintados, não para a guerra, mas para o diálogo. Que sirva de lição.

Obrigado por participar.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.