Connect with us

Pelotas e RS

O abuso do abuso

Publicado

on

Neymar acusado de estupro é assunto em ebulição nas redes sociais e o assunto é daquela gravidade em que “temos de falar sobre isso”. A violência contra a mulher, com aumento dos casos de feminicídio, desafia o Judiciário, as Polícias, o M.P., o Legislativo, os governos e a sociedade toda, a exercer medidas mais eficazes de proteção. Em meio a esse drama, surge um novo fator nessa equação, que dificulta o trabalho de todos envolvidos nessa tarefa: a existência de casos de falsa denúncia.

Debate-se no âmbito legislativo se a Medida de Proteção pode partir de autoridade policial ou de sentença judicial. Não obstante essa medida ser deferida em caráter preventivo, o caso prosseguirá na esfera Judiciária para as respectivas avaliações, muitas vezes envolvendo Assistente Social, Psicóloga e Psiquiatra. E nós, os profissionais que fazemos tais avaliações, temos visto literalmente “de tudo”.

Nas últimas décadas, com o avanço da legislação e a criação das Delegacias da Mulher e dos Juizados de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher, aumentou o registro de casos que muitas vezes não eram registrados por medo. Ainda falta muito a ser feito para tornar a proteção mais efetiva, mas ao mesmo tempo que o problema está longe de ser solucionado, já surge uma nova forma de problema dentro do problema: o mau uso dos instrumentos legais, com outras finalidades, como é o caso das falsas denúncias.

Quando os profissionais encarregados da avaliação se deparam com esses casos, tem muito trabalho na difícil tarefa de diferenciar os casos em que as supostas vítimas faltam com a verdade. Provavelmente nenhum trabalho de perícia é tão difícil quanto este, mesmo nos casos em que tais vítimas confessam abertamente ter mentido, pois podem estar envolvidas em relações passionais, análogas à conhecida “síndrome de Estocolmo”. Há casos, no entanto, em que estão envolvidas outras motivações, desde disputas de guarda entre casais separados até disputas patrimoniais decorrentes de tais separações. Por todas essas dificuldades, recomenda-se que os pareceres técnicos sejam feitos em equipe técnica multidisciplinar, somando-se os achados das avaliações sociais, psicológicas e psiquiátricas.

Quando ocorre de uma acusação não ser verdadeira, isso presta um grande desserviço à causa do combate à violência sexual contra a mulher. Porque toda estrutura do Estado foi usada de modo indevido e embora exista a tipificação penal da denunciação caluniosa, é raríssimo que tal instrumento legal seja aplicado na prática.

No caso Neymar, que agora mobiliza as redes sociais, o mesmo vai responder também por exposição da imagem da mulher que o denunciou, o que fez para mostrar que as alegações eram falsas – e se for mesmo falsa a denúncia, também é um crime.

Montserrat Martins é médico psiquiatra, autor de Em busca da Alma do Brasil

Facebook do autor | E-mail: montserrat@tjrs.jus.br

Clique para comentar

Brasil e mundo

UFPel entregou título de Dr. Honoris Causa a Mujica

Publicado

on

Discretamente, na sexta passada, a direção da UFPel viajou ao Uruguai para entregar a Pepe Mujica o título de Doutor Honoris Causa. A notícia foi divulgada ontem, terça, no site da Universidade.

Algumas frase dos dirigentes universitários presentes à homenagem, às vezes em tom juvenil:

“Pepe é um grande exemplo de pessoa que consegue lutar por direitos humanos, justiça social e democracia. Resistiu bravamente aos movimentos da ditadura e, como um jardineiro, sempre plantou a esperança, a luta e a vontade dessa luta em cada companheiro. Ele planta hoje a esperança para os nossos jovens”.

“Muito obrigada por ser quem é, muito obrigada por nos inspirar a defender a educação como uma forma mais poderosa de semear o futuro”.

“A visão humanista de Mujica ressoa profundamente com os ideais que nós da Universidade Federal aspiramos cultivar, nossa instituição sempre se pautou na crença de que a educação é a base para uma sociedade mais justa e igualitária, as bandeiras defendidas por Mujica colocam o bem-estar humano e a preservação do planeta acima do materialismo e do consumo desmedido e enlouquecedor, inspiram nossos esforços e reafirmam o nosso compromisso com a busca por dias melhores”.

***

Cmt meu: Mujica é de fato um homem incomum. Coerente. Vive modestamente, de acordo com suas ideias. Há nele uma ausência de vaidades materiais que chega a ser comovente. Se morasse em Pelotas, e fosse professor de Universidade, jamais o veríamos, por exemplo, no Dunas Clube, à beira da piscina, tomando cerveja depois de disputar uma partida de tênis – em greve por salário ainda mais alto do que os que já receberia (R$ 20 mil, digamos), pensando em justiça social num país de esmagadora maioria pobre, com ganhos mensais médios de R$ 3 mil.

***

Na cerimônia, Mujica disse: “Sigo confiando em los hombres, a pesar que todos los dias me deconcertan”.

Continue Reading

Pelotas e RS

Assis Brasil sofre com falta de professores e aulas suspensas

Publicado

on

A gente finge não ver, porque choca. Vai tocando a vida. Este o colégio estadual Assis Brasil. A aparência atual fala por si. Descuidado, “sem vida”.

Pais têm agora reclamado que estão faltando professores e que, por isso, muitas aulas são suspensas. O problema de arrasta desde o começo do ano.

Com professores afastados por atestado médico, a escola não tem professores substitutos.

Escolas municipais também têm sofrido com a falta de estrutura. Já nos releases oficiais do governo do estado e da prefeitura, essas notícias não são divulgadas.

Não é preciso imaginar os indicadores de desempenho escolar.

Continue Reading

Em alta

Descubra mais sobre Amigos de Pelotas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading