Connect with us

Brasil e mundo

O que move o mundo

Publicado

on

O mundo é movido a paixões, embora os humanos se digam “racionais”. Basta olhar nosso povo, cuja passionalidade é evidente. O assunto do momento são as paixões contra e a favor da Lava Jato. Será possível examinarmos o assunto de modo racional, pensando no país, sem o olhar apaixonado da “luta do bem contra o mal!?

Até o ano passado a Lava Jato havia recuperado 13,8 bilhões de reais para os cofres públicos, resultado na prisão de políticos de inúmeros partidos e de mega empresários, das maiores corporações brasileiras. Mas para Jessé Souza, que escreveu o livro “A Elite do Atraso – da Escravidão à Lava Jato”, ela é apenas um instrumento da “elite”. Prender os maiores burgueses do país seria de interesse da burguesia? E recuperar bilhões para os cofres públicos, não interessa ao país?

Os áudios entre Moro e Dallagnol, agora, divulgados pelo site The Intercept Brasil, repercutem na internet como “prova” da tese conspiratória. Ali se vê trocas de ideias entre o juiz e o procurador, onde quando perguntado sobre se tomará uma decisão rapidamente o juiz diz que não terá tempo, e que só condenará se as provas forem robustas. Num dado momento o juiz pergunta se não é muito tempo sem operações. Essa passagem dá ideia de uma afinidade, que não deveria fazer parte das relações institucionais entre magistrado e procurador.

Há um áudio muito mais escandaloso do que esse, que é o de uma conversa entre Gilmar Mendes e Aécio Neves, em que ambos tramam abertamente falar com outras pessoas para influenciar decisões judiciais. Porque o áudio entre Gilmar Mendes e Aécio, totalmente explicito e que denota em si mesmo um ato de corrupção, não teve a mesma repercussão? Porque não houve interesse político, não afetava diretamente os defensores de Lula, nem os de Bolsonaro.

Nas repercussões nas redes sociais sobre as conversas entre Moro e Dallagnol não está presente uma visão “republicana” do país, nem entre os que consideram as conversas como prova de conspiração, nem entre os que dizem que elas nada significam. Pois é de fato estranho ao interesse republicano a proximidade entre juízes e procuradores, como seria estranha entre juízes e advogados de defesa. Mas conteúdos como dizer que precisa de tempo para julgar e que só se condena com provas robustas são falas republicanas, seja via Telegram, nos corredores ou num gabinete, pois advogados e procuradores conversam com os juízes sobre processos.

O surreal de toda essa situação é Gilmar Mendes se manifestar dizendo que “provas obtidas ilegalmente podem ser usadas”, se referindo aos vazamentos sobre Moro e ignorando os áudios escandalosos sobre ele próprio. Gilmar Mendes sabe o que move o mundo e que ele está livre apenas porque não está no centro das paixões.

Montserrat Martins é médico psiquiatra, autor de Em busca da Alma do Brasil

Facebook do autor | E-mail: montserrat@tjrs.jus.br

Clique para comentar

Brasil e mundo

UFPel entregou título de Dr. Honoris Causa a Mujica

Publicado

on

Discretamente, na sexta passada, a direção da UFPel viajou ao Uruguai para entregar a Pepe Mujica o título de Doutor Honoris Causa. A notícia foi divulgada ontem, terça, no site da Universidade.

Algumas frase dos dirigentes universitários presentes à homenagem, às vezes em tom juvenil:

“Pepe é um grande exemplo de pessoa que consegue lutar por direitos humanos, justiça social e democracia. Resistiu bravamente aos movimentos da ditadura e, como um jardineiro, sempre plantou a esperança, a luta e a vontade dessa luta em cada companheiro. Ele planta hoje a esperança para os nossos jovens”.

“Muito obrigada por ser quem é, muito obrigada por nos inspirar a defender a educação como uma forma mais poderosa de semear o futuro”.

“A visão humanista de Mujica ressoa profundamente com os ideais que nós da Universidade Federal aspiramos cultivar, nossa instituição sempre se pautou na crença de que a educação é a base para uma sociedade mais justa e igualitária, as bandeiras defendidas por Mujica colocam o bem-estar humano e a preservação do planeta acima do materialismo e do consumo desmedido e enlouquecedor, inspiram nossos esforços e reafirmam o nosso compromisso com a busca por dias melhores”.

***

Cmt meu: Mujica é de fato um homem incomum. Coerente. Vive modestamente, de acordo com suas ideias. Há nele uma ausência de vaidades materiais que chega a ser comovente. Se morasse em Pelotas, e fosse professor de Universidade, jamais o veríamos, por exemplo, no Dunas Clube, à beira da piscina, tomando cerveja depois de disputar uma partida de tênis – em greve por salário ainda mais alto do que os que já receberia (R$ 20 mil, digamos), pensando em justiça social num país de esmagadora maioria pobre, com ganhos mensais médios de R$ 3 mil.

***

Na cerimônia, Mujica disse: “Sigo confiando em los hombres, a pesar que todos los dias me deconcertan”.

Continue Reading

Brasil e mundo

Comentário em vídeo: Liberdade de expressão

Publicado

on

Continue Reading

Em alta

Descubra mais sobre Amigos de Pelotas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading