Detentos dão retoques finais a espaço que vai profissionalizar jovens

Detento dando sua cota de retribuição. Foto de Janine Tomberg

Prestes a ser inaugurado na próxima quinta-feira (27), o Espaço de Referência para Juventude recebe os últimos cuidados de detentos que trabalham para reduzir a pena.

Junto ao (Cras) São Gonçalo, no Navegantes, o local vai sediar cursos e oficinas gratuitos com o objetivo de capacitar e profissionalizar jovens da periferia e, em contrapartida, prevenir a violência na região. 

A iniciativa integra o Pacto Pelotas pela Paz e começou a tomar forma em fevereiro deste ano.

Inicialmente, sete apenados atuavam no Espaço, realizando pintura, troca da parte elétrica e conserto de imperfeições nas paredes e telhado. Com o tempo, receberam o reforço de mais quatro detentos trabalhadores, responsáveis pela limpeza de aberturas, vidraças e paredes.

Um deles atuava na manhã desta segunda-feira (24) limpando as janelas. Parou de esfregá-las por um instante para atender a repórter.

Disse a ela que “está satisfeito de poder trabalhar no projeto, principalmente quando passa os dias em um local destinado a abrir novas chances e dar diferentes perspectivas de futuro para os jovens do Navegantes”.

Trabalho intersetorial

Além do trabalho estrutural realizado pela prefeitura, o Espaço de Referência para Juventude é ligado ao Banco de Oportunidades, administrado pela Secretaria de Cultura (Secult), responsável pela captação de mais de 870 vagas em cursos, oficinas, esporte e arte.

O número está prestes a aumentar, uma vez que cinco atividades estão confirmadas para ocorrer no local – além de uma nova turma do Projeto Start – voltadas a jovens do São Gonçalo com idades entre 14 e 24 anos.

As aulas devem começar no dia 4 de julho. Os cursos profissionalizantes confirmados são: 

Frentista de posto de combustível – 20 vagas para jovens a partir de 17 anos;

Atendimento de portaria e zeladoria – 20 vagas para jovens a partir de 18 anos;

Conferente e arrumador de cargas – 15 vagas para jovens a partir de 14 anos;

Recepcionista e telefonista – 20 vagas para jovens a partir de 14 anos;

Técnicas de vendas – 20 vagas para jovens a partir de 16 anos;

Inscrições

As inscrições estão abertas e podem ser feitas no próprio Espaço de Referência para Juventude, localizado na avenida Darcy Vargas, 212, das 14h às 17h.

Interessados precisam apresentar uma Carta de Recomendação, emitida pelo Cras São Gonçalo ou pelas escolas da região; menores de idade devem estar acompanhados de um responsável. Como as vagas são limitadas, será criada uma lista de espera.

Obrigado por participar.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.