Pianista Asami Hagiwara dá recital e cursos dia 2 e 3 de julho

O Centro de Artes, o Grupo de Pesquisa em Ciências Musicais da UFPel e o Projeto Intérprete em Foco realizarão recital de piano, máster-class e palestra com Asami Hagiwara, da University of Minnesota Duluth (EUA).

O recital de piano ocorre no dia 2 de julho, às 19h30, no Conservatório de Música da Universidade, enquanto que o Master-class de piano será realizado no dia seguinte, 3 de julho, das 9h às 12h, no mesmo local.

No mesmo dia, 3 de julho, das 13h30 às 15h, ocorre a palestra, também no Conservatório, que fica na rua Félix da Cunha 651,  fone (53) 3222-2562.

Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público em geral. Certificados de participação e presença serão disponibilizados mediante o envio do formulário de inscrição.

Biografia da artista

A Dra. Asami Hagiwara tem sido elogiada por sua “calorosa paleta de cores, rica em nuances” (Fuldaer Zeitung). Aparições públicas recentes incluem concertos na `Áustria, Canadá, Finlândia, França, Alemanha, Itália e nos Estados Unidos. Hagiwara tem sido convidada para participar em festivais de música que incluem Joutseno Art Summer, Liszt-Garison Festival, PIANALE International Academy, The Grieg Festival, Rebecca Penneys Piano Festival, e o Gilmore International Keyobard Festival. Atualmente Hagiwara é Professora Assistente de Piano e chefe de area na Universidade de Minnesota em Duluth.

Além da sua larga gama de repertório performático que se estende do barroco ao contemporâneo, Hagiwara se especializou em obras de compositores nórdicos, especialmente Edvard Grieg e Jean Sibelius. Sua tese doutoral, “Guia da música publicada para piano solo de Jean Sibelius”, oferece um panorama das raramente tocadas 115 obras para piano de Sibelius. Na condição de pesquisadora integrante da American-Scandinavian Foundation, passou um ano na Academia Sibelius (Helsinki, Finlândia), onde aprofundou seu entendimento do som nórdico e seus compositores.

Previamente, Hagiwara manteve várias atividades pedagógicas em nível superior, incluindo docencia na University of Wisconsin-Platteville, Iowa State University em Ames, e University of Dubuque (IA). Foi coordenadora dos cursos pré-universitários (Pre-College Piano Conservatory) da Universidade de Iowa. Também serviu no corpo docente de piano em programas de verão, tais como Youth Summer Camp e Blue Lake Fine Arts Camp (Twin Lake, Michigan).

Além da bolsa da American-Scandinavian Foundation Hagiwara recebeu os prêmios Clara Rolland, Thomas J. Smith e Gertraude Weber Gassman. Seus professores de piano incluem Erik T. Tawaststjerna na Sibelius Academy, Ksenia Nosikova na Universidade de Iowa, William Heiles na Universidade de Illinois em Urbana-Champaign, Marialena Fernandes na Universidade de Música e Artes Performáticas de Viena, e Emilio del Rosario no Instituto de Música de Chicago.

Inscrições AQUI.

Obrigado por participar.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.