Massa de ar frio chega à região

A Sala de Situação da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) emitiu Aviso Hidrometeorológico alertando que a chegada de uma forte massa de ar polar deve deixar gelados os próximos dias desta semana no Estado. 

Na terça-feira (25), a chuva deve avançar aos poucos pelo Rio Grande do Sul. O dia começa com temperatura alta em várias regiões que ficam mais ao norte, mas com a chegada da chuva, o ar frio logo derruba as temperaturas durante o dia até a noite.

O vento frio e cortante atingirá várias áreas, sobretudo mais ao sul, deixando a sensação de tempo gelado. A chuva deve passar rápido.

Durante a quarta-feira (26) o tempo já estará seco, mas o frio seguirá forte ao longo da semana, com mínimas abaixo de 4°C em várias cidades.

O Estado poderá registrar temperaturas negativas na serra, norte e parte da campanha.

Entre quarta e quinta-feira (26/27) mesmo com o sol aparecendo, a temperatura não subirá muito. A temperatura só deve subir com a aproximação de outra região de chuva durante o próximo fim de semana.

Condições hidrológicas

Nos últimos dias não foram registrados volumes significativos nas bacias hidrográficas gaúchas. Os principais rios do Estado seguem estáveis ou em declínio em todos os pontos monitorados, portanto a condição hidrológica de observação é indicada para todas as bacias gaúchas exceto para a bacia do Gravataí que segue em atenção.

A previsão é de que todas as regiões hidrográficas registrem elevação a partir de amanhã, mas sem volumes significativos e deve ser mal distribuído no espaço e no tempo, tendo uma passagem rápida pelo Estado. A resposta hidrológica, portanto, não deve ser significava. Os meteorologistas indicam, no momento, condição hidrológica de atenção diante de possíveis respostas de sub-bacias em razão de volumes localizados.

Obrigado por participar.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.