Navegantes ganha espaço para inserção de jovens

Paula no Cras

Pelotas agora conta com seu primeiro Espaço de Referência para Juventude. No Navegantes, junto ao Cras São Gonçalo.

Inaugurado nesta quinta-feira (27) vai sediar cursos e oficinas gratuitos, buscando capacitar e profissionalizar jovens da região e prevenir a violência por meio das novas oportunidades. A iniciativa faz parte das estratégias do Pacto Pelotas pela Paz.

“Estamos criando o Espaço da Juventude para mostrar que o mundo tem muitas oportunidades para quem não tem medo de trabalhar, de lutar pelos seus objetivos, e não tem medo de sonhar. Jovens são feitos pra sonhar, pra planejar, ir atrás e realizar. Queremos oferecer coisas que motivem, que entusiasmem e mostrem os talentos”, disse a prefeita Paula.

A concepção do local surgiu após a realização do Projeto Start – de capacitação para o mercado de trabalho – no Cras, em 2018. Neste período se notou a necessidade de promover atividades que estimulassem os adolescentes do bairro, aproveitando o prédio público que poderia ser melhor utilizado.

Meio ano depois, cinco atividades já estão confirmadas para ocorrer no local a partir da próxima sexta-feira (5), além de uma nova turma do Start. Voltados aos jovens da região com idades entre 14 e 24 anos, os cursos contratados pela Prefeitura são:

  • Frentista de posto de combustível – 20 vagas para jovens a partir de 17 anos;
  • Atendimento de portaria e zeladoria – 20 vagas para jovens a partir de 18 anos;
  • Conferente e arrumador de cargas – 15 vagas para jovens a partir de 14 anos;
  • Recepcionista e telefonista – 20 vagas para jovens a partir de 14 anos;
  • Técnicas de vendas – 20 vagas para jovens a partir de 16 anos.

Conforme o coordenador do Start e idealizador da iniciativa, Pablo Salomão, o Espaço da Juventude é feito para estimular o protagonismo do jovem e a profissionalização. Feito para ser apropriado pela comunidade do São Gonçalo, a ideia é que o modelo seja replicado em outras regiões do município. 

Se envolveram na criação do local servidores das secretarias de Assistência Social (SAS), Cultura (Secult), Saúde (SMS) e Serviços Urbanos e Infraestrutura (Ssui). A Prefeitura também articula uma parceria com a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), a fim de que projetos de extensão sejam desenvolvidos no Navegantes, levando a academia para dentro do bairro.

As inscrições para os cursos estão abertas e podem ser feitas no próprio Espaço de Referência para Juventude, localizado na rua Darcy Vargas, 212, das 14h às 17h. Os interessados precisam apresentar uma Carta de Recomendação, emitida pelo Cras São Gonçalo ou pelas escolas da região; menores de idade devem estar acompanhados de um responsável. Como as vagas são limitadas, será criada uma lista de espera. 

Mão de Obra Prisional

O Espaço da Juventude foi reformado pelo projeto Mão de Obra Prisional (MOP), também do Pacto Pelotas pela Paz. Sete apenados ligados à SAS realizaram pintura, troca da parte elétrica e conserto de imperfeições nas paredes e telhado. Outros quatro trabalhadores, estes ligados à Ssui, foram responsáveis pela limpeza de aberturas, vidraças e paredes. 

 

Obrigado por participar.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.