Connect with us
https://www.mvpthemes.com/zoxnews/wp-content/uploads/2017/07/zox-leader.png

Pelotas & RS

O jornalista que deu em primeira mão protesto com fogo em pneus na Guabiroba

Publicado

on

Igor Islabão (foto) é jornalista, formado na UCPel em dezembro passado.

Morador da Guabiroba, ele criou uma página no facebook intitulada Jornal da Guabiroba, que abastece com notícias, fotos e vídeos sobre a comunidade.

Igor trabalha na agência Satolep Press. Pai de um bebê, sua mulher é comerciária.

O trabalho como jornalista do bairro faz por sua própria conta, segundo ele como forma de pôr em prática seus conhecimentos do jornalismo para dar voz à comunidade onde vive.

“A página Jornal da Guabiroba surgiu no Natal passado como contrapartida minha. Moro na Guabiroba há 24 anos, desde que nasci. Aqui moram também minha mãe, avó, tia, minha família. Ocorre que muitas coisas acontecem neste e em outros bairros que não se tornam noticia”, conta Igor.

O jornalista faz o trabalho com um Iphone em punho e com os dedos, na digitação. Moradores colaboram com informações, fotos e vídeos.

Incêndio de pneus

Coube a Igor, na noite desta quinta-feira (4), publicar um furo jornalístico, um protesto de moradores da Guabiroba contra as más condições das ruas no bairro, cheias de buracos. Eles colocaram pneus na rua Gonçalves Ledo e prenderam fogo neles, interrompendo o tráfego por cerca de uma hora.

Por ali passam os ônibus das linhas Guabiroba e Interbairros e os motoristas tiveram de buscar o acostamento até a liberação da via pela Brigada Militar e os bombeiros, ocorrida mais de uma hora depois.

“Foi uma explosão da comunidade”, diz Igor.

“O protesto foi espontâneo, sugerido e organizado em conversas de grupos WhatsApp. Começou por volta das 18h30. Não me cabe julgar a forma do protesto, que aliás não feriu ninguém. Como eu disse, foi uma combustão espontânea, porque, realmente, há uma grande dificuldade por causa da buraqueira das ruas”.

Moradores da Guabiroba incendeiam pneus em protesto

Vídeo: moradores ateiam fogo em pneus contra abandono na Guabiroba

Clique para comentar

Obrigado por participar. Comentários podem ser rejeitados ou ter a redação moderada. Escreva com civilidade, por favor. Abç.

Pelotas & RS

Inscrições para alunos com deficiência abrem segunda

Vagas estarão disponíveis nas escolas de Educação Infantil e de Ensino Fundamental da rede municipal. Para o Ensino Médio, inscrições serão aceitas nos dias 28 e 29

Publicado

on

Entre segunda-feira (25) e quarta (27), estará aberto o prazo de inscrição para as novas vagas para estudantes com laudo de deficiência, para o ano letivo de 2022, na rede municipal de ensino.

Pais ou responsáveis legais devem se dirigir à escola pretendida para fazer as inscrições. Será necessário apresentar um documento de identidade do aluno e o laudo. O horário será o mesmo de funcionamento de cada escola.

Tanto para as escolas de Educação Infantil (Emeis), quanto para as de Ensino Fundamental (Emefs), o sorteio das vagas está previsto para a quinta-feira (28). Os educandários informarão o dia de retorno para a matrícula.

Ensino Médio

As inscrições para novas vagas de alunos com laudo, no Ensino Médio do Colégio Municipal Pelotense, serão realizadas nos dias 28 e 29 deste mês. O sorteio ocorrerá no dia 3 de novembro. A instituição informará a data de retorno para a realização da matrícula e a documentação necessária.

Confira o cronograma para inscrições

  • Emeis

Dias 25, 26 e 27 – para Educação Infantil, alunos de zero a 3 anos; berçário, maternal 1 e 2; pré 1 e pré 2

Local – todas as escolas de Educação Infantil

Horário – de acordo com o funcionamento das escolas

  • Emefs

Dias 25, 26 e 27 – para pré 1; pré 2; 1º ano, e do 2º ao 9º ano

Local – todas as escolas de Ensino Fundamental

Horário – de acordo com o funcionamento das escolas

  • Ensino Médio

Dias 28 e 29

Local – Colégio Municipal Pelotense

Horário – de acordo com o funcionamento da escola

Continue Reading

Pelotas & RS

Por um metro, UFPel e UCPel ausentes do Conplad há mais de meia década

Seis anos de ausência, mais de meia década, por um metro de trena

Publicado

on

O Conselho Municipal do Plano Diretor (Conplad), responsável por zelar e formular soluções relativas ao planejamento urbano da cidade, continua sem a participação das Universidades Federal e Católica.

Até 2018 as instituições participaram. Naquele ano porém abandonaram o Conselho, após serem vencidas numa votação. Foram contra a elevação de um metro na altura dos edifícios, não gostaram do resultado e deram adeus ao grupo.

Hoje saiu o edital da nova composição do Conselho, que tem mandato de dois anos. Como nem UFPel nem UCPel aparecem na relação, ficarão mais um biênio sem participar das definições.

Seis anos de ausência, mais de meia década, por um metro de trena.

Pelotas ganha ou perde? Que te parece?

Continue Reading

Pelotas & RS

Tucson derrapa e mata quatro da mesma família

A caminhonete Tucson, que levava a família, sentido capital-interior, saiu da pista, capotou, rolou e ficou submersa em um banhado

Publicado

on

Um acidente rodoviário matou quatro pessoas de uma mesma família de Jaguarão.

Eram cerca de 14h30 da tarde deste sábado de chuva.

Km 550 da BR-116, altura do Capão do Leão.

A caminhonete Tucson, que levava a família, sentido capital-interior, saiu da pista, capotou, rolou e ficou submersa em um banhado.

Morreram um homem de 41 anos, uma mulher de 47 e duas crianças, uma menina de seis e um garoto de quatro anos.

Após os trabalhos dos policiais rodoviários, o trânsito foi liberado.

PUBLICIDADE

Clique aqui para um tour pela Escola Mario Quintana

https://marioquintana.com.br/tourvirtual/

Continue Reading

Em alta