Pocotós disponíveis para adoção

Na próxima terça-feira (9), a partir das 14h, a Hospedaria de Grandes Animais da Prefeitura realiza a terceira edição de 2019 do Projeto Adoção de Cavalos. Ao todo, 16 animais recolhidos de vias públicas pelo Serviço de Apreensão de Animais serão colocados à disposição de produtores rurais da região para adoção. 

Pela lei, os novos donos dos animais deverão realizar exames para identificação de anemia infecciosa e mormo (a Prefeitura se responsabiliza apenas pela coleta do sangue). O transporte dos animais também fica por conta dos adotantes.

Antes de deixaram a Hospedaria, os animais recebem chips implantados pelo Hospital Veterinário da Universidade Federal de Pelotas, que também cuida dos casos mais graves.

Para adotar é preciso ter guia de produtor rural e assinar o Termo de Adoção comprometendo-se a não usar o animal para tração.

Interessados em adotar devem se cadastrar através do telefone 3271-9244.

A Hospedaria de Grandes Animais é gerenciada pela prefeitura. Nela, os animais recolhidos recebem tratamento veterinário, são vermifugados e tosados. Durante 30 dias, se alguém se apresenta como dono do cavalo, deve pagar multa no valor de uma Unidade de Referência Municipal (URM), equivalente a R$ 108,84, para retirar o animal. Até lá, os animais permanecem no local, consumindo em média 3,2 mil quilos de ração por mês – média de quatro quilos diários por animal -, fora a alfafa e o pasto.

Para participar das adoções, basta comparecer à sede da Hospedaria de Grandes Animais, às margens da BR-392, próximo ao Canil Municipal, das 13h45 às 17h, portando documento de identificação com foto e o talão de produtor rural, e realizar o cadastro. Os adotantes devem manter os cavalos no campo, pois na cidade correm mais riscos de exposição a maus-tratos e abrigos inadequados.

Denúncias de cavalos soltos na rua ou que estejam recebendo maus-tratos podem ser feitas pelo telefone (53) 3271-9244; à Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA), pelo 3227-1642, ou então com a 3ª Companhia Ambiental da Brigada Militar (antiga Patram), pelo telefone 3309-5380.

Obrigado por participar.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.