Coluna da Exclusive Sul: ‘Aluguel como investimento’

Carlos W. Nogueira, Marcelo Karam Nogueira, Arthur Costa e Paulo Schmidt, time da Exclusive Sul

Arthur Costa, Gerente de locações da Imobiliária Exclusive Sul |

Ao ler o título da coluna de hoje, imagina-se que este artigo irá tratar sobre índices de rentabilidades, opções de investimento que dão o maior retorno e números que ratifiquem estas informações. Mas não é sobre isso que aqui se vai abordar.

Um dos aspectos que mais se leva em consideração na hora de realizar qualquer investimento é o risco, que refere-se a chance de algo não sair conforme o planejado.

No caso de locações imobiliárias, temos como os principais exemplos a inadimplência dos locatários, os danos causados no imóvel, que afetam seu estado de conservação e atrasos em taxas relativas ao imóvel (condomínio, água e IPTU, por exemplo). Tais fatores trouxeram aos proprietários de imóveis um certo receio em alugar seu imóvel, fazendo com que muitas vezes se prefira arcar com custos como condomínio e IPTU com o imóvel desocupado do que locá-lo, transferir a responsabilidade de pagamento destas taxas à outrem e ainda receber um valor interessante pelo aluguel.

O que pode ajudar a desmistificar esta ideia é o fato de que atualmente existem mecanismos muito efetivos para se minimizar estes riscos, que permitem afirmar que se está em um excelente momento para alugar o seu imóvel, sem precisar entrar no mérito econômico. Na era dos smartphones e computadores, o controle sobre as operações e o acesso às informações é imediato e descomplicado.

Certidões negativas, extrato de repasse de proprietário, garantia de repasse garantido e aplicativos de acompanhamento de reparos são apenas alguns exemplos de ferramentas online que permitem ao proprietário ter ciência das variáveis que envolvem a sua locação. A opção de saber mais é do dono do imóvel, que tem o controle do próprio investimento na palma da mão.

Para isso, procure uma imobiliária de confiança, moderna e que administra o seu imóvel de forma transparente, acessível e disponível a todas as dúvidas. Na próxima vez que for pagar o condomínio do seu apartamento desocupado, pense nisso e avalie esta possibilidade.

  1. O time de parceiros na Exclusive Sul se reveza na produção. A imagem em cor identifica o autor da vez, hoje Arthur.
  2. Na próxima semana, Marcelo karam Nogueira, engenheiro e corretor, sócio da Exclusive, comentará “a importância da pós venda na área imobiliária”.

Obrigado por participar.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.