Connect with us

Opinião

Coluna da Exclusive Sul: ‘Aluguel como investimento’

Publicado

on

Carlos W. Nogueira, Marcelo Karam Nogueira, Arthur Costa e Paulo Schmidt, time da Exclusive Sul

Arthur Costa, Gerente de locações da Imobiliária Exclusive Sul |

Ao ler o título da coluna de hoje, imagina-se que este artigo irá tratar sobre índices de rentabilidades, opções de investimento que dão o maior retorno e números que ratifiquem estas informações. Mas não é sobre isso que aqui se vai abordar.

Um dos aspectos que mais se leva em consideração na hora de realizar qualquer investimento é o risco, que refere-se a chance de algo não sair conforme o planejado.

No caso de locações imobiliárias, temos como os principais exemplos a inadimplência dos locatários, os danos causados no imóvel, que afetam seu estado de conservação e atrasos em taxas relativas ao imóvel (condomínio, água e IPTU, por exemplo). Tais fatores trouxeram aos proprietários de imóveis um certo receio em alugar seu imóvel, fazendo com que muitas vezes se prefira arcar com custos como condomínio e IPTU com o imóvel desocupado do que locá-lo, transferir a responsabilidade de pagamento destas taxas à outrem e ainda receber um valor interessante pelo aluguel.

O que pode ajudar a desmistificar esta ideia é o fato de que atualmente existem mecanismos muito efetivos para se minimizar estes riscos, que permitem afirmar que se está em um excelente momento para alugar o seu imóvel, sem precisar entrar no mérito econômico. Na era dos smartphones e computadores, o controle sobre as operações e o acesso às informações é imediato e descomplicado.

Certidões negativas, extrato de repasse de proprietário, garantia de repasse garantido e aplicativos de acompanhamento de reparos são apenas alguns exemplos de ferramentas online que permitem ao proprietário ter ciência das variáveis que envolvem a sua locação. A opção de saber mais é do dono do imóvel, que tem o controle do próprio investimento na palma da mão.

Para isso, procure uma imobiliária de confiança, moderna e que administra o seu imóvel de forma transparente, acessível e disponível a todas as dúvidas. Na próxima vez que for pagar o condomínio do seu apartamento desocupado, pense nisso e avalie esta possibilidade.

  1. O time de parceiros na Exclusive Sul se reveza na produção. A imagem em cor identifica o autor da vez, hoje Arthur.
  2. Na próxima semana, Marcelo karam Nogueira, engenheiro e corretor, sócio da Exclusive, comentará “a importância da pós venda na área imobiliária”.

Clique para comentar

Brasil e mundo

Comentário em vídeo: Liberdade de expressão

Publicado

on

Continue Reading

Opinião

Incômodas indicações para cargos na prefeitura

Publicado

on

Há pouco a prefeitura demitiu Pai Cleber de Xangô do cargo de “diretor de Patrolamento” da Secretaria de Obras. Numa cidade com muitas ruas de terra nos bairros, o setor é visado. Quando chove, as ruas, esburacadas, alagam. Ao ver a patrola, os moradores ficam felizes. O ponto: segundo o vereador César Brizolara, do PSB, Pai Cleber foi indicado ao cargo pelo vereador Márcio Santos, do PSDB, partido da prefeita Paula Mascarenhas. A demissão veio após Brizolara afirmar que Cleber entregava aos moradores cartões oferecendo serviços religiosos e propagandeando que o serviço de patrola ocorria graças a Santos.

Já na Secretaria de Assistência Social, o servidor Juliano Nunes foi guindado ao cargo de função gratificada de “diretor de Alta Complexidade”. Segundo o secretário de Assistência Social, Tiago Bündchen, em depoimento ontem (19) na Câmara, Nunes foi indicado ao cargo pelo vereador Carlos Júnior, do PSD, da base do governo. Como Pai Cleber, Nunes foi afastado do cargo, depois de denúncias de que desviava dinheiro público de beneficiários do Serviço de Prestação Continuada. O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado esteve na casa de Nunes, onde fez buscas e apreensões.

Já no Pronto Socorro Municipal, Misael da Cunha, então vice-presidente do PSDB e ex-tesoureiro do partido, foi elevado ao cargo de “gerente executivo do Pronto Socorro”, de onde acabou afastado após a descoberta de pagamentos em duplicidade a uma empresa específica. O caso motivou uma CPI, em curso na Câmara, onde Brizolara tem insistido em que se abra uma outra CPI específica para investigar a Secretaria de Assistência Social.

Por esses casos estima-se os riscos da indicação política de pessoas para cargos-chave. De apelo eleitoral. E que operam verbas.

Vereadores indicando cargos, de qualquer tipo, e a autoridade na prefeitura aceitando, é um sinal da miséria brasileira, da falta de entendimento do papel institucional. Às vezes cansa falar disso.

A imagem da patrola parece resumir o que ocorre.

Continue Reading

Em alta

Descubra mais sobre Amigos de Pelotas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading