Connect with us

Pelotas e RS

Paula fará curso no Estados Unidos

Publicado

on

Do site da prefeitura |

A prefeita Paula Mascarenhas foi selecionada para participar do curso “Inovações nos Governos”, que terá mais de 30 encontros para troca de experiências com profissionais norte-americanos.

Paula é a única prefeita de todo o Brasil a integrar o grupo de sete brasileiros convidados pelo governo dos Estados Unidos – que custeia todas as despesas de viagem e estadia. O curso ocorre de 22 de julho a 9 de agosto, em cinco estados americanos. 

O curso é promovido pelo Programa de Liderança para Visitante Internacional (IVLP – International Visitor Leadership Program), um programa de intercâmbio profissional premier do Departamento de Estado americano. 

A prefeita optou por tirar férias durante o período do curso. O vice-prefeito Idemar Barz assume a chefia do Executivo a partir de sexta-feira. 

Metas

Algumas das metas do curso são: examinar como os governos locais e estaduais estão usando a tecnologia para melhorar a transparência, a eficiência, a responsabilidade e a sustentabilidade; considerar como os governos estão trabalhando para incluir todos os cidadãos na tomada de decisões (mulheres, nativos americanos, comunidades de imigrantes, comunidades pobres, pessoas com deficiências, grupos historicamente desfavorecidos, etc.); melhorar a compreensão da posição dos EUA sobre a importância de aumentar o número de mulheres em cargos oficiais eleitos; compreender o papel dos governos local e estadual na promoção de investimentos, parcerias público-privadas e empreendedorismo; e discutir como os estados facilitam a abertura e o funcionamento de um negócio (melhorando os indicadores de “facilidade de fazer negócios”).

Cinco cidades, cinco Estados

Os encontros serão realizados em Washington (Distrito de Colúmbia), Chicago (Illinois), Kalamazoo (Michigan), Boise (Idaho) e Miami (Flórida). 

Em Washington as palestras serão norteadas pelo tema “Governo Transparente e Responsável nos Níveis Nacional e Internacional”; em Chicago, “Componentes e Aplicações da Cidade Inteligente — Inclusão Digital para Pessoas com Deficiência”; em Kalamazoo, “Parcerias Público-Privadas para o Desenvolvimento Econômico e Inclusão Cidadã na Formulação de Políticas”; em Boise, “Responsabilidade e transparência em nível estadual”; “Governo eletrônico e acesso à informação” e “Inovações do Governo do Estado”; e em Miami, “Parcerias Público-Privadas para o Desenvolvimento Econômico Estadual e Local” e “Parque Tecnológico”.

Grupo seleto

Além de Paula Mascarenhas, foram selecionados para participar do curso: Alessandra Aparecida Monteiro, consultora Política do Senado Federal; Áurea Carolina de Freitas e Silva, deputada Federal; Gabriel Tenaglia Carneiro, assessor Técnico da Presidência, Agência Municipal de Meio Ambiente – Goiânia (GO); Isadora Chansky Cohen, consultora Especial de Projetos, GO Associados / Consultora Especial de Projetos FGV – São Paulo (SP); João Paulo Ferreira Machado, auditor Fiscal do Trabalho, Ministério da Economia – Brasília; Leonardo Cerquinho Monteiro, diretor-presidente, Suape – Complexo Industrial Portuário Governador Eraldo Gueiros – Ipojuca (PE).

Clique para comentar

Brasil e mundo

UFPel entregou título de Dr. Honoris Causa a Mujica

Publicado

on

Discretamente, na sexta passada, a direção da UFPel viajou ao Uruguai para entregar a Pepe Mujica o título de Doutor Honoris Causa. A notícia foi divulgada ontem, terça, no site da Universidade.

Algumas frase dos dirigentes universitários presentes à homenagem, às vezes em tom juvenil:

“Pepe é um grande exemplo de pessoa que consegue lutar por direitos humanos, justiça social e democracia. Resistiu bravamente aos movimentos da ditadura e, como um jardineiro, sempre plantou a esperança, a luta e a vontade dessa luta em cada companheiro. Ele planta hoje a esperança para os nossos jovens”.

“Muito obrigada por ser quem é, muito obrigada por nos inspirar a defender a educação como uma forma mais poderosa de semear o futuro”.

“A visão humanista de Mujica ressoa profundamente com os ideais que nós da Universidade Federal aspiramos cultivar, nossa instituição sempre se pautou na crença de que a educação é a base para uma sociedade mais justa e igualitária, as bandeiras defendidas por Mujica colocam o bem-estar humano e a preservação do planeta acima do materialismo e do consumo desmedido e enlouquecedor, inspiram nossos esforços e reafirmam o nosso compromisso com a busca por dias melhores”.

***

Cmt meu: Mujica é de fato um homem incomum. Coerente. Vive modestamente, de acordo com suas ideias. Há nele uma ausência de vaidades materiais que chega a ser comovente. Se morasse em Pelotas, e fosse professor de Universidade, jamais o veríamos, por exemplo, no Dunas Clube, à beira da piscina, tomando cerveja depois de disputar uma partida de tênis – em greve por salário ainda mais alto do que os que já receberia (R$ 20 mil, digamos), pensando em justiça social num país de esmagadora maioria pobre, com ganhos mensais médios de R$ 3 mil.

***

Na cerimônia, Mujica disse: “Sigo confiando em los hombres, a pesar que todos los dias me deconcertan”.

Continue Reading

Pelotas e RS

Assis Brasil sofre com falta de professores e aulas suspensas

Publicado

on

A gente finge não ver, porque choca. Vai tocando a vida. Este o colégio estadual Assis Brasil. A aparência atual fala por si. Descuidado, “sem vida”.

Pais têm agora reclamado que estão faltando professores e que, por isso, muitas aulas são suspensas. O problema de arrasta desde o começo do ano.

Com professores afastados por atestado médico, a escola não tem professores substitutos.

Escolas municipais também têm sofrido com a falta de estrutura. Já nos releases oficiais do governo do estado e da prefeitura, essas notícias não são divulgadas.

Não é preciso imaginar os indicadores de desempenho escolar.

Continue Reading

Em alta

Descubra mais sobre Amigos de Pelotas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading