Connect with us

Brasil e mundo

Teste para as instituições

Publicado

on

Deputado Federal Eduardo Bolsonaro. Foto: Alan Santos/PR

Você não pode fazer o que acha certo, da sua cabeça, porque considera que é “justo”, não se pode fazer “justiça pelas próprias mãos”, ou o chamado “exercício arbitrário das próprias razões”. O que caracteriza a civilização são as regras para o convívio em sociedade, que para isso criou o Estado e suas instituições.

Fazer o que dá vontade sempre é uma tentação, não fossem os limites legais. As pessoas seguidamente testam esses limites, inclusive os governantes, extrapolando dos poderes do seu cargo. Estamos na era de debates sobre a legalidade dos atos políticos, mais do que em qualquer outra época.

Um caso desafiador para as instituições, agora, é um Presidente do Brasil indicar o próprio filho para Embaixador nos Estados Unidos. Um ato sem precedentes nas democracias ocidentais e nas nações em geral, apenas o Rei da Arábia Saudita fez isso até agora.

Não somos uma monarquia absolutista, onde o Rei faz o que bem entende, seus atos tem de passar por aprovação das instituições. A nomeação de embaixador depende de aprovação do Senado Federal, a começar pela Comissão de Relações Exteriores, que avalia o currículo do indicado, que é submetido a uma sabatina, após o que existe uma votação secreta. Se o nome for indicado, vai para o plenário do Senado. Os critérios previstos são o currículo, a experiência profissional e a aptidão para o cargo.

Para ser Diplomata de carreira, qualquer cidadão com curso superior deve ser aprovado no Concurso de Admissão do Instituto Rio Branco, órgão ligado ao Ministério das Relações Exteriores. O curso dura dois anos, em período integral. A prova inclui Português (com interpretação de questões e redação), História Mundial e do Brasil, Inglês, Francês, Espanhol, Geografia, Política Internacional, Direito e Economia. A carreira diplomática inclui inúmeros passos e o auge da carreira é chegar a ser Embaixador. É possível uma indicação política de um Embaixador sem ser Diplomata de carreira, com todos os requisitos acima? Sim e há precedentes, que deveriam se justificar pelo suposto saber do indicado, que tem de ser avaliado , sabatinado e aprovado pelo Senado.

Virou meme o filho indicado dizer que está qualificado porque além de falar inglês e espanhol, já fritou hambúrguer nos Estados Unidos. Uma declaração “sem noção” que evidencia seu despreparo para tão nobre função, que deveria representar o país em alto nível. O Presidente indicar o filho não é o pior cenário, o pior será se o Senado aprovar. Porque se existem instituições, elas tem de funcionar quando são testadas. Somo um país civilizado um uma monarquia absolutista ?

Clique para comentar

Brasil e mundo

UFPel entregou título de Dr. Honoris Causa a Mujica

Publicado

on

Discretamente, na sexta passada, a direção da UFPel viajou ao Uruguai para entregar a Pepe Mujica o título de Doutor Honoris Causa. A notícia foi divulgada ontem, terça, no site da Universidade.

Algumas frase dos dirigentes universitários presentes à homenagem, às vezes em tom juvenil:

“Pepe é um grande exemplo de pessoa que consegue lutar por direitos humanos, justiça social e democracia. Resistiu bravamente aos movimentos da ditadura e, como um jardineiro, sempre plantou a esperança, a luta e a vontade dessa luta em cada companheiro. Ele planta hoje a esperança para os nossos jovens”.

“Muito obrigada por ser quem é, muito obrigada por nos inspirar a defender a educação como uma forma mais poderosa de semear o futuro”.

“A visão humanista de Mujica ressoa profundamente com os ideais que nós da Universidade Federal aspiramos cultivar, nossa instituição sempre se pautou na crença de que a educação é a base para uma sociedade mais justa e igualitária, as bandeiras defendidas por Mujica colocam o bem-estar humano e a preservação do planeta acima do materialismo e do consumo desmedido e enlouquecedor, inspiram nossos esforços e reafirmam o nosso compromisso com a busca por dias melhores”.

***

Cmt meu: Mujica é de fato um homem incomum. Coerente. Vive modestamente, de acordo com suas ideias. Há nele uma ausência de vaidades materiais que chega a ser comovente. Se morasse em Pelotas, e fosse professor de Universidade, jamais o veríamos, por exemplo, no Dunas Clube, à beira da piscina, tomando cerveja depois de disputar uma partida de tênis – em greve por salário ainda mais alto do que os que já receberia (R$ 20 mil, digamos), pensando em justiça social num país de esmagadora maioria pobre, com ganhos mensais médios de R$ 3 mil.

***

Na cerimônia, Mujica disse: “Sigo confiando em los hombres, a pesar que todos los dias me deconcertan”.

Continue Reading

Brasil e mundo

Comentário em vídeo: Liberdade de expressão

Publicado

on

Continue Reading

Em alta

Descubra mais sobre Amigos de Pelotas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading