Americanos não convidaram Paula por acaso

Prefeita Paula transmite cargo ao vice-prefeito Idemar Barz. Foto Michel Corvello

A tucana Paula Mascarenhas transferiu o cargo de prefeita de Pelotas aos cuidados do vice, Idemar Barz, do PTB. Em termos pessoais, muda tudo, menos o hábito de calçar tênis All Star, comum os dois, depois que o segundo resolveu repisar amiúde o chão da colega.

Idemar fica como prefeito até 12 de agosto, quando Paula retornará das férias, umas vacaciones que, na verdade, serão dias de estudo e um pouco de turismo. Nesse período de 20 dias, a professora voltará aos bancos escolares como aluna, no estrangeiro, para se qualificar um pouco mais.

O preparatório é ministrado nos Estados Unidos, que, nos últimos anos, passou a receber cada vez mais políticos brasileiros para cursos que podem ser resumidos assim: Como Gerir a Administração Pública, abandonando o preconceito contra a parceria privada.

Paula é a única prefeita do País a integrar o grupo de sete brasileiros convidados pelo governo dos EUA para fazer o curso “Inovações nos Governos”, no âmbito do Programa de Liderança para Visitante Internacional, mantido pelo Departamento de Estado Americano, que, aliás, arcará com todas as despesas de viagem mais a estadia de Paula e dos demais membros da comitiva em aulas que ocorrerão em cinco estados americanos: Washington (Distrito de Colúmbia), Chicago (Illinois), Kalamazoo (Michigan), Boise (Idaho) e Miami (Flórida).

Os americanos não escolheram Paula de forma aleatória. Sua precedência é prova da influência do governador Eduardo Leite e da Comunitas, organização de origem tucana especializada em fortalecer a ideia de parcerias do poder público com a esfera privada e que presta serviços de consultoria à gestão de Paula desde o primeiro ano, assim como prestava quando Leite era o prefeito. Uma prova também da força das circunstâncias políticas, em que os tucanos avançaram seu poder para o âmbito estadual, com expectativas de voos maiores rumo ao Planalto.

Por sinal, Leite também está nos Estados Unidos, fazendo um novo curso de gestão.

Paula fará curso no Estados Unidos

Obrigado por participar.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.