Connect with us

Opinião

Locação de casas está em alta

Publicado

on

Carlos W. Nogueira, Marcelo Karam Nogueira, Arthur Costa e Paulo Schmidt, da Exclusive Sul

Arthur Costa, da Exclusive Sul

O mercado de locações em Pelotas encontra-se em um momento em que a busca por casas é bem significativa. Abaixo, listo algumas das razões que ratificam a afirmativa acima:

O CRESCIMENTO DO NÚMERO DE FAMÍLIAS QUE POSSUEM PETS

De alguns anos para cá tornou-ne cada vez mais comum uma família possuir em seu lar algum animal de estimação. Este fator é levado em consideração na hora de procurar um imóvel para alugar e as casas são as opções mais buscadas, por ter um pátio, um maior espaço e menos regras relacionadas aos bichinhos.

A PRESENÇA DE MORADORES COM MOBILIDADE LIMITADA

Idosos ou pessoas com necessidades físicas especiais costumam descartar apartamentos em andar alto em edifícios que não possuam elevador. Mesmo que o tenha, normalmente sua manutenção eleva de forma signicativa o valor do condomínio. Portanto, acabam entre apartamentos térreos e casas.

CULTURA DE MORAR EM UMA CASA

Há uma parcela da população que nasceu e foi criada em casas e não se adaptam a apartamentos. Precisam de um espaço mais aberto, mais amplo e com uma maior individualidade em relação aos vizinhos. Outras tantas são as razões para este tipo de escolha, porém escolhi apenas estas como forma de ilustrar esta tendência.

No entanto, a oferta de casas para alugar em Pelotas é pequena e não atende esta demanda. Casas geralmente não foram adquiridas como investimento, visando a locação como uma renda extra e, também, por, em sua grande parte, não se situar em um condomínio, há um receio de deixar o imóvel fechado, por questões de segurança.

Este artigo vem sugerir a quem possui uma casa desocupada com intenção de vendê-la, mas que vem encontrando dificuldades devido ao alto número de ofertas no mercado, a ampliar seu horizonte e fazer uma experiência. Com certeza um inquilino surgirá em poucos dias, interessado em alugar o seu imóvel.

O time de parceiros na Exclusive Sul se reveza na produção. A imagem em cor identifica o autor da vez, hoje Arthur.

Brasil e mundo

Comentário em vídeo: Liberdade de expressão

Publicado

on

Continue Reading

Opinião

Incômodas indicações para cargos na prefeitura

Publicado

on

Há pouco a prefeitura demitiu Pai Cleber de Xangô do cargo de “diretor de Patrolamento” da Secretaria de Obras. Numa cidade com muitas ruas de terra nos bairros, o setor é visado. Quando chove, as ruas, esburacadas, alagam. Ao ver a patrola, os moradores ficam felizes. O ponto: segundo o vereador César Brizolara, do PSB, Pai Cleber foi indicado ao cargo pelo vereador Márcio Santos, do PSDB, partido da prefeita Paula Mascarenhas. A demissão veio após Brizolara afirmar que Cleber entregava aos moradores cartões oferecendo serviços religiosos e propagandeando que o serviço de patrola ocorria graças a Santos.

Já na Secretaria de Assistência Social, o servidor Juliano Nunes foi guindado ao cargo de função gratificada de “diretor de Alta Complexidade”. Segundo o secretário de Assistência Social, Tiago Bündchen, em depoimento ontem (19) na Câmara, Nunes foi indicado ao cargo pelo vereador Carlos Júnior, do PSD, da base do governo. Como Pai Cleber, Nunes foi afastado do cargo, depois de denúncias de que desviava dinheiro público de beneficiários do Serviço de Prestação Continuada. O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado esteve na casa de Nunes, onde fez buscas e apreensões.

Já no Pronto Socorro Municipal, Misael da Cunha, então vice-presidente do PSDB e ex-tesoureiro do partido, foi elevado ao cargo de “gerente executivo do Pronto Socorro”, de onde acabou afastado após a descoberta de pagamentos em duplicidade a uma empresa específica. O caso motivou uma CPI, em curso na Câmara, onde Brizolara tem insistido em que se abra uma outra CPI específica para investigar a Secretaria de Assistência Social.

Por esses casos estima-se os riscos da indicação política de pessoas para cargos-chave. De apelo eleitoral. E que operam verbas.

Vereadores indicando cargos, de qualquer tipo, e a autoridade na prefeitura aceitando, é um sinal da miséria brasileira, da falta de entendimento do papel institucional. Às vezes cansa falar disso.

A imagem da patrola parece resumir o que ocorre.

Continue Reading

Em alta

Descubra mais sobre Amigos de Pelotas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading