Connect with us

Brasil e mundo

Lutando pela sobrevivência

Publicado

on

Seu emprego, segurança e saúde são fundamentais para a sobrevivência, não são? Pois vários países da Europa, além disso, se preocupam com a subida do nível do mar, causado pelo derretimento do gelo do Polos, que podem alagar seus territórios, como é o caso da Noruega ou da Inglaterra.

Quando presidentes da França, Inglaterra, Alemanha, Canadá se preocupam com o desmatamento da Amazônia é porque ela é “o ar condicionado (e não o pulmão) do planeta”, a floresta é essencial para evitar o aquecimento global.

Circulam mensagens no whatsapp contra a Europa, como se nós brasileiros fossemos moralmente superiores. Onde está a superioridade moral de negar a ciência? Aqui no Brasil isso virou uma “guerra ideológica”, mas que não faz o menor sentido porque o presidente da França é de direita, a da Alemanha também, o da Inglaterra mais ainda, aliado do Trump inclusive. O discurso do próprio Trump não negou a gravidade do assunto – atestada pela NASA – mas sim “ofereceu ajuda”.

Amazônia e meio ambiente não têm nada a ver com direita ou esquerda. Os maiores poluidores do planeta são um país ‘de direita’, os Estados Unidos, e um ‘de esquerda’, a China. É quase impossível uma conversa racional sobre o assunto, nesse momento de “obsessão nacional” entre o fanatismo de direita e de esquerda, onde a proteção ambiental vira vítima dessa verdadeira “guerra ideológica”.

“Numa guerra, a primeira vítima é a verdade”, já disse um general. O aumento do desmatamento, observado por satélites de todo o mundo, passa a ser “relativizado” como se não fosse importante, ou como se o importante fosse comparar com governos passados.

Os ambientalistas, atentos ao assunto, sempre se manifestaram, nesse governo, no anterior, e seguirão se manifestando nos próximos. Mas agora o assunto tem sido rebaixado a fofocas, do tipo “a foto do Macron (presidente da França) sobre o incêndio não era de agora”. Qual a relevância disso, a não ser em nível de “fofoca”? E as fotos divulgadas pelo presidente brasileiro sobre baleias acusando a Noruega não eram da Dinamarca? Qual a relevância desse tipo de fofocas num assunto tão sério? As fotos que realmente importam são as dos satélites, sobre a Amazônia.

Quem está ciente da gravidade do assunto para a vida humana na Terra só teria uma solução para não sofrer: torcer para as baratas. Se a destruição da Amazônia chegar ao nível insustentável, o planeta não será destruído, não haverá é condições para a vida humana, só para as baratas. Pessoas trocam de time, quando o seu está perdendo. Com o fanatismo direita x esquerda sufocando o alerta ambiental, a única solução de vitória é deixar de torcer para os humanos e passar a torcer pelas baratas.

Clique para comentar

Brasil e mundo

UFPel entregou título de Dr. Honoris Causa a Mujica

Publicado

on

Discretamente, na sexta passada, a direção da UFPel viajou ao Uruguai para entregar a Pepe Mujica o título de Doutor Honoris Causa. A notícia foi divulgada ontem, terça, no site da Universidade.

Algumas frase dos dirigentes universitários presentes à homenagem, às vezes em tom juvenil:

“Pepe é um grande exemplo de pessoa que consegue lutar por direitos humanos, justiça social e democracia. Resistiu bravamente aos movimentos da ditadura e, como um jardineiro, sempre plantou a esperança, a luta e a vontade dessa luta em cada companheiro. Ele planta hoje a esperança para os nossos jovens”.

“Muito obrigada por ser quem é, muito obrigada por nos inspirar a defender a educação como uma forma mais poderosa de semear o futuro”.

“A visão humanista de Mujica ressoa profundamente com os ideais que nós da Universidade Federal aspiramos cultivar, nossa instituição sempre se pautou na crença de que a educação é a base para uma sociedade mais justa e igualitária, as bandeiras defendidas por Mujica colocam o bem-estar humano e a preservação do planeta acima do materialismo e do consumo desmedido e enlouquecedor, inspiram nossos esforços e reafirmam o nosso compromisso com a busca por dias melhores”.

***

Cmt meu: Mujica é de fato um homem incomum. Coerente. Vive modestamente, de acordo com suas ideias. Há nele uma ausência de vaidades materiais que chega a ser comovente. Se morasse em Pelotas, e fosse professor de Universidade, jamais o veríamos, por exemplo, no Dunas Clube, à beira da piscina, tomando cerveja depois de disputar uma partida de tênis – em greve por salário ainda mais alto do que os que já receberia (R$ 20 mil, digamos), pensando em justiça social num país de esmagadora maioria pobre, com ganhos mensais médios de R$ 3 mil.

***

Na cerimônia, Mujica disse: “Sigo confiando em los hombres, a pesar que todos los dias me deconcertan”.

Continue Reading

Brasil e mundo

Comentário em vídeo: Liberdade de expressão

Publicado

on

Continue Reading

Em alta

Descubra mais sobre Amigos de Pelotas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading