Yesterday, uma ótima comédia

Ao sofrer um acidente após um apagão global, o fracassado cantor e compositor Jack Malik (Himesh Patel) acorda em uma estranha realidade, onde ele é a única pessoa que lembra dos Beatles. Com as músicas de seus ídolos, o protagonista se torna um sucesso gigantesco, mas a fama tem seu preço.

Entre altos e baixos na carreira, o diretor Danny Boyle acerta ao criar uma fábula moderna sobre um mundo que nunca conheceu o quarteto de Liverpool e que vê Abbey Road como uma rua comum. É uma trama que impressiona pela sutileza, graças ao carismático protagonista, que conquista a admiração de todos por onde passa, inclusive de Ed Sheeran, que participa de boas cenas do filme.

O roteiro é de Richard Curtis, um especialista em comédias românticas, sendo responsável por filmes como Quatro Casamentos e um Funeral, Um Lugar Chamado Notting Hill, Simplesmente AmorQuestão de Tempo. Desta forma, o longa acaba priorizando o relacionamento entre Jack e Ellie (Lily James), sua agente e melhor amiga, como a narrativa principal da obra.

Sempre criativo e com uma montagem acelerada, Danny Boyle entrega um filme menos inovador visualmente. Em contrapartida, Yesterday entrega o delicioso humor britânico do início ao fim, inserindo situações e diálogos divertidos, além de coadjuvantes inspirados, como o roadie Rocky (Joel Fry) e a empresária Debra Hammer (Kate McKinnon), a melhor personagem em cena.

Tomando como suas as composições de John, Paul, George e Ringo, e mesmo sem lembrar de algumas letras e sequer o que elas significam, Jack grava clássicos como “Let It Be”, “Something”, “In My Life”, “Hey Jude” e “Back to USSR”. Ver as pessoas emocionadas ao ouvir “Yesterday” pela primeira vez é uma sensação especial e uma amostra de como o filme poderia ser conduzido se explorasse mais a jornada do protagonista pelas canções dos Beatles. Porém, por um breve momento, o filme impressiona o espectador e o leva a viajar ainda mais longe neste inusitado universo. Com um belo diálogo e uma sequência de arrepiar entre Jack e um personagem inesperado, vemos o impossível tornando-se possível.

Yesterday é, acima de tudo, uma ótima comédia, bem dirigida e feita por quem conhece o gênero. Com referências e canções, aposta na magia e na nostalgia e cumpre o papel de filme que fará fãs dos Beatles sorrirem.

Obrigado por participar.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.