Connect with us

Pelotas e RS

Prefeitura diz que está de olho nos perigos da chuva

Publicado

on

Ponte na área rural

Prefeitura envia o texto abaixo:

Pelotas e região sofrem os efeitos das chuvas desde a noite de sexta-feira (6). Daquela data até o início da manhã desta quarta-feira (11) o pluviômetro central do Sanep registrou 181 milímetros, enquanto a média mensal de setembro é de 123,7 milímetros, de acordo com o Centro de Agroclimatologia Embrapa/UFPel, sede Capão do Leão.

Para contrapor os transtornos, a Prefeitura, por meio de secretarias que cuidam da cidade e da zona rural, a Defesa Civil (DC) e o Sanep estão a postos com equipes e maquinário, para atuar nos pontos críticos e em situações emergenciais.

A Defesa Civil toma como base os pluviômetros do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais.

Há cinco equipamentos instalados no Município: Bom Jesus (Areal), Fragata, Colônia Z3, Sinotti e São Gonçalo. A média apurada nos últimos dias também ultrapassa a mensal.

De acordo com a DC, até a manhã desta quarta-feira (11) não havia registro de desabrigados ou desalojados em Pelotas. Contatos, em casos emergenciais, podem ser mantidos pelo telefone 153.

O canal São Gonçalo também passa por alterações em decorrência das chuvas. O nível normal de medição na régua é de 80 centímetros. Na manhã desta quarta, estava em 1,20 metro, conforme leitura feita pela Administração do Porto de Pelotas.

Plantão ininterrupto

O Sanep mantém todas as casas de bombas em funcionamento pleno, com equipes atuando em plantão ininterrupto de 24 horas/dia, assegurando o monitoramento, controlando o nível dos canais e retirando os resíduos sólidos que chegam às grades das casas, para não comprometer o maquinário.

A Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura (Ssui) integra a força-tarefa. As sete administrações regionais, mais a sede, mantêm equipes e maquinário em ação.

Enquanto a chuva não dá trégua, são realizadas desobstruções de bueiros e abertura de valas para escoamento da água acumulada nas vias não pavimentadas, direcionando-as às valas laterais. O trabalho desenvolvido é manual e mecânico. Também há remoção de entulhos, galhos e vegetação para que a água tome seu curso. Enquanto chove, não é possível à Ssui realizar serviços de limpeza de galerias.

A Secretaria de Obras e Pavimentação (Smop) está com máquinas e pessoal à disposição da força-tarefa, assim como a Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA) que, embora não tenha recebido nenhum pedido de parte da população, assegura sua participação nas ações que se fizerem necessárias. Pontos críticos já identificados estão recebendo sinalização.

Ao longo do dia, a Prefeitura vai manter informada a população, por meio da imprensa e das redes sociais, a respeito dos esforços de servidores de todas as secretarias envolvidas no plantão. A intenção é minimizar estragos e prejuízos à comunidade, bem como aos espaços públicos.

Estragos na colônia

No interior do Município, os prejuízos são expressivos. A Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) informa que há pontes submersas, bueiros danificados e estradas intrafegáveis. As administrações distritais realizam levantamento dos estragos para priorizar a as ações assim que o tempo se tornar estável.

Clique para comentar

Brasil e mundo

UFPel entregou título de Dr. Honoris Causa a Mujica

Publicado

on

Discretamente, na sexta passada, a direção da UFPel viajou ao Uruguai para entregar a Pepe Mujica o título de Doutor Honoris Causa. A notícia foi divulgada ontem, terça, no site da Universidade.

Algumas frase dos dirigentes universitários presentes à homenagem, às vezes em tom juvenil:

“Pepe é um grande exemplo de pessoa que consegue lutar por direitos humanos, justiça social e democracia. Resistiu bravamente aos movimentos da ditadura e, como um jardineiro, sempre plantou a esperança, a luta e a vontade dessa luta em cada companheiro. Ele planta hoje a esperança para os nossos jovens”.

“Muito obrigada por ser quem é, muito obrigada por nos inspirar a defender a educação como uma forma mais poderosa de semear o futuro”.

“A visão humanista de Mujica ressoa profundamente com os ideais que nós da Universidade Federal aspiramos cultivar, nossa instituição sempre se pautou na crença de que a educação é a base para uma sociedade mais justa e igualitária, as bandeiras defendidas por Mujica colocam o bem-estar humano e a preservação do planeta acima do materialismo e do consumo desmedido e enlouquecedor, inspiram nossos esforços e reafirmam o nosso compromisso com a busca por dias melhores”.

***

Cmt meu: Mujica é de fato um homem incomum. Coerente. Vive modestamente, de acordo com suas ideias. Há nele uma ausência de vaidades materiais que chega a ser comovente. Se morasse em Pelotas, e fosse professor de Universidade, jamais o veríamos, por exemplo, no Dunas Clube, à beira da piscina, tomando cerveja depois de disputar uma partida de tênis – em greve por salário ainda mais alto do que os que já receberia (R$ 20 mil, digamos), pensando em justiça social num país de esmagadora maioria pobre, com ganhos mensais médios de R$ 3 mil.

***

Na cerimônia, Mujica disse: “Sigo confiando em los hombres, a pesar que todos los dias me deconcertan”.

Continue Reading

Pelotas e RS

Assis Brasil sofre com falta de professores e aulas suspensas

Publicado

on

A gente finge não ver, porque choca. Vai tocando a vida. Este o colégio estadual Assis Brasil. A aparência atual fala por si. Descuidado, “sem vida”.

Pais têm agora reclamado que estão faltando professores e que, por isso, muitas aulas são suspensas. O problema de arrasta desde o começo do ano.

Com professores afastados por atestado médico, a escola não tem professores substitutos.

Escolas municipais também têm sofrido com a falta de estrutura. Já nos releases oficiais do governo do estado e da prefeitura, essas notícias não são divulgadas.

Não é preciso imaginar os indicadores de desempenho escolar.

Continue Reading

Em alta

Descubra mais sobre Amigos de Pelotas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading