‘Choveu acima do esperado’, diz prefeitura sobre transtornos

Prefeitura divulga que, entre a noite de sexta-feira (6) e a manhã desta quinta-feira (12), choveu 167 milímetros, leitura feita por pluviômetro do Centro, ultrapassando em mais de 35% a média mensal de setembro, de 123,7 milímetros.

Já o pluviômetro do Sanep, instalado na barragem do Santa Bárbara, acusou o acumulado de 227,5 milímetros até a noite da quarta-feira (11), a contar da sexta-feira (6). O Centro de Pesquisas Agrometeorológicas da Embrapa/UFPel, localizado no campus Capão do Leão, fechou a leitura, às 9h desta quinta-feira, acusando 137,7 milímetros no mesmo período.

Apesar das variações, todos os transtornos foram de grande porte, de acordo com avaliação de titulares de secretarias, do Sanep e da Defesa Civil.

A quantidade de água, acima de qualquer previsão, gerou problemas que exigiram determinação, agilidade e presteza dos serviços públicos. Prefeitura, Defesa Civil (DC) e Sanep mantiveram maquinário e equipes em ação durante a instabilidade e, agora, partem às ruas e estradas para recuperá-las dos danos e prejuízos”.

No Laranjal, de acordo com a DC, a água já está mais baixa. Nascimento informa que já foi restabelecido o acesso à Unidade Básica de Saúde (UBS). Ele aponta a mudança da direção do vento, para Sul, como um dos fatores responsáveis pelo escoamento. A DC acompanha a Secretaria de Saúde (SMS), nesta quinta-feira, em visitas a UBSs e proximidades, para providenciar melhorias no acesso onde for necessário.

‘Estamos trabalhando para recuperar pontos afetados pela chuva’

Obrigado por participar.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.