A história do nascimento e da expansão do McDonald*s

O filme Fome de poder, no Netflix, conta a história do surgimento do McDonald´s, criado pelos irmãos Richard James “Dick” McDonald e Maurice James “Mac” McDonald . Eles foram os verdadeiros fundadores, abrindo a primeira loja, que entregava comida rápida.

A história dos irmãos no ramo da alimentação começa a mudar quando os McDonald fizeram uma encomenda de seis liquidificadores para Ray Kroc, então vendedor de máquinas de milk-shake.

Ray Kroc ofereceu-se para trabalhar como representante comercial da marca. Em 1955 começou a vender licenças. Em 1961 Kroc ambicionava a expansão nacional. Os irmãos McDonald não tinham essa intenção (o sonho deles era chegar a um milhão de dólares antes dos 50 anos), de modo que venderam a empresa a Kroc por 2,7 milhões de dólares (8,6 milhões de reais) e 1% de participação nos lucros.

O acordo entre Kroc e os McDonald foi selado com um aperto de mãos. Nada de contratos. A desculpa foi que nenhum dos três estava interessado em declarar os 1% de participação nos lucros à Receita.

Assim, Richard e Maurice McDonald, que um dia tiveram a melhor ideia da história do setor de restaurantes, agora são lembrados pela pior ideia da história do mundo dos negócios. Nunca receberam aquela porcentagem.

“Tenho dinheiro suficiente, não vale a pena morrer por isso”, teria dito a um sobrinho. E acrescentou: “Vi como meu irmão Maurice sofreu a ponto de morrer, e não quero que aconteça o mesmo comigo.”

Obrigado por participar.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.