Connect with us

Opinião

Depois de viagem clandestina, devolveram o Bonitinho a Pelotas

Publicado

on

Nesta semana, a imprensa pelotense noticiou o desaparecimento de um vira-latas. Uma das matérias teve o seguinte título: “Cachorro pelotense está perdido em Rio Grande”.

O nome do cão é Bonitinho, na foto acima.

Vivia há seis anos na Rodoviária pelotense o Bonitinho; vive de novo, já que foi localizado por uma moradora do Parque Marinha, em Rio Grande.

Por algum motivo, no dia 10 deste mês, o vira-latas resolveu fazer uma viagem, aboletando-se, em princípio sem que ninguém percebesse, no compartimento de malas de um ônibus que seguia para Rio Grande.

O noticiário informou também, com as palavras a seguir, que Bonitinho “passou 10 dias longe de sua terra natal, Pelotas“, acrescentando que “Clair Ferreira, a rio-grandina que o localizou, passeava com seu próprio cão quando botou os olhos no visitante e ‘logo percebeu que ele não era da região‘ “.

A mulher então soube pelas redes sociais que o cão era reivindicado em Pelotas e contatou os interessados no resgate.

A vereadora pelotense Cristina Oliveira, conhecida protetora de animais, trouxe mais informações.

Ela contou aos jornalistas que o peludo passou dois dias abrigado na garagem da empresa de ônibus na cidade vizinha, mas que, no terceiro dia, foi despejado, indo para a rua, até ser localizado por Clair. De volta a Pelotas, está disponível para adoção.

De todos, o fato mais intrigante no episódio não pode ser explicado: o motivo que levou Bonitinho a meter-se secretamente no bagageiro de um coletivo, em busca de novos ares. Não pode ser racional, já que Bonitinho apenas sente, e reage por instinto.

Rubens Amador. Jornalista. Editor do Amigos de Pelotas. Ex funcionário do Senado Federal, MEC e Correio Braziliense. Pai do Vitor. Fã de livros, de cinema. E de Liberdade.

Clique para comentar

Brasil e mundo

Felicidade de “segunda”, não dá mais

Publicado

on

Concordo com Alexandre de Moraes: antes das redes sociais, nós éramos felizes e não sabíamos. Mas éramos felizes no sentido de que uma pessoa ignorante podia ser. Hoje a farsa não convence tão fácil. As vozes se tornaram muito mais plurais, o que é positivo para a sociedade.

A tecnologia levou a percepção de felicidade a um patamar mais elevado. Aumentou a exigência. Ninguém mais se contenta com meias verdades.

Voltar no tempo é impossível, apesar dos esforços nesse sentido. O próprio Lula não entendeu isso, por isso está perdendo popularidade. Perdeu poder de persuasão. Ele e qualquer outro governante.

A própria velha imprensa perdeu poder de persuasão. Está todo mundo vendo o rei nu. Vendo e avisando a este da nudez, em voz alta. A corte toda, que inclui a velha imprensa, está nua. Ouvindo que está nua, mas se fingindo de surda.

A tecnologia muda os comportamentos. Os avanços tecnológicos provocam essas destruições criativas. Assim como foi o canhão que permitiu Napoleão, a internet e as redes sociais estão forjando um cidadão menos distraído, mais atento e engajado. Uma democracia muito mais participativa.

O mundo mudou.

Continue Reading

Opinião

De fato, Pelotas “mudou”

Publicado

on

Às vezes encontro com pessoas que estão voltando a morar em Pelotas. É comum comentarem isso: “Pelotas mudou. Havia uma vibração visível. Tinha uma intelectualidade… hoje não tem mais. O Sete de Abril, mesmo, está fechado… há 14, 13 anos… é isso mesmo?”.

Aqui vão sete coisas que parecem ter mudado a vida em Pelotas. Nem pra pior nem pra melhor. Apenas a vida mudou.

1. Condomínios fechados: as pessoas se preocupam mais com o condomínio do que com o passeio público. Com sua vida em seus espaços fechados ou, se abertos, integrados, como o Parque Una.

2. Alunos da UFPel vêm de fora por causa do Enem. Vão embora nas férias e no fim do curso. Não são daqui. Não chegam a formar um elo emocional forte com a cidade.

3. Professores da UFPel vêm de fora.

4. A cidade se espalhou.

5. A população está envelhecendo.

6. Digitalização da vida, com trabalho remoto.

7. Globalização, compras pela internet, streaming.

O mundo mudou.

Continue Reading

Em alta

Descubra mais sobre Amigos de Pelotas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading