Um pequeno, mas injusto gesto

Com frequência, a Assessoria de Imprensa da prefeitura de Pelotas repete um procedimento que se não chega a ser um problema sério, ainda assim merece registro, pelo que revela sobre as relações entre um governo e a imprensa.

Por exemplo, quando a prefeitura produz notícias, deveria divulgar a todos os veículos ao mesmo tempo, democraticamente, certo?

Ela pode fazer isso enviando um e-mail para um mailing comum dos veículos e/ou publicando a notícia no site oficial do Município, dando acesso conjunto, em primeira mão, a todos os veículos.

Nem sempre é o que acontece, porém.

Por exemplo, a mais recente notícia oficial é sobre a conclusão das obras do Calçadão da Andrade Neves, que será reinaugurado hoje, às 19h, após mais de dois anos de trabalho.

O que aconteceu?

A Assessoria de Imprensa da prefeitura enviou a notícia a todos os veículos, simultaneamente, por e-mail, às 6h18 desta segunda-feira, além de publicá-la no site oficial seis minutos antes, às 6h12. Ocorre que quem vê a edição em papel do Diário Popular desta segunda-feira, rodado na noite anterior, encontra o mesmo texto que só chegou a todos por e-mail hoje, com ligeiros cortes que não disfarçam a origem, a prefeitura. A prefeitura enviou o texto antes ao DP – ONTEM – a tempo de ser publicado na edição em papel, para não perder o “ineditismo”.

É um pequeno gesto, uma pequena manha. Mas um pequeno gesto injusto com os demais veículos, pela cumplicidade entre o poder público e um negócio baseado no papel, que, como se depreende, está a depender de artifícios para manter-se atrativo.

Desculpe, mas não é legal isso aí.

Deixo aqui meu protesto cívico, sem desejar mal a ninguém.

Matéria publicada no sita da prefeitura
Mesma notícia enviada pela prefeitura a todos os veículos
Edição de hoje, 30 de setembro, do DP: notícia liberada com privilégio

Paula inaugurará hoje o novo Calçadão

Obrigado por participar.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.