Prefeitura avisa que vai começar o ‘festival do peixe’

Prefeitura avisa: o Festival do Peixe será realizado no domingo, 13 de outubro, na Colônia Z3.

O evento será na antiga sede da Administração Distrital, onde funciona hoje a Associação dos Pescadores Artesanais e é caminho para a praia do Junquinho. Haverá ampla programação artística e cultural.

O ponto alto será a gastronomia típica, com destaque para tainha e anchova assadas, peixes fritos, pastéis de camarão e de sabores variados, bolinhos e outros pratos e lanches.

“O principal objetivo do Festival do Peixe é o de arrecadar recursos para as obras da agroindústria de pescado da Colônia de Pescadores. A reforma das antigas instalações, fechadas há mais de 10 anos, está em andamento há cerca de dois meses”, informa o secretário de Desenvolvimento Rural, Jair Seidel.

Pela legislação atual, todo o pescado comercializado em feiras ou bancas tem de ser processado dentro de agroindústria. O trabalho que era realizado em casa, por pescadores artesanais, não é mais permitido. O beneficiamento deve ocorrer em local apropriado.

Seidel enfatiza que, além de se ajustarem à legislação a partir da conclusão das obras da agroindústria, os pescadores também vão assegurar qualidade ao produto vendido ao consumidor. As instalações apropriadas garantem a manipulação correta do alimento.

Programação

O Festival do Peixe será aberto ao público às 9h. Às 11h, está prevista programação cultural a cargo da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Raphael Brusque. Ao meio-dia, bancas comercializarão almoços. Para a tarde, está reservada a abertura oficial, com pronunciamento de autoridades, às 14h. A programação seguirá com atrações artísticas e culturais e animação musical. Haverá expositores de artesanato típico da Colônia de Pescadores e de máquinas e equipamentos.

Obrigado por participar. Comentários podem ter a redação moderada.