Connect with us

Pelotas e RS

Simp contradiz prefeitura e diz que greve afeta saúde e educação

Publicado

on

Do Simp | Os municipários lotaram as dependências da Câmara de Vereadores na manhã de quinta-feira, preenchendo todos os espaços do plenário e área externa do prédio do Legislativo.

A categoria se encontra em greve até segunda-feira (07/10), em protesto contra o atraso no pagamento dos salários pela Prefeitura.

A greve e a atividade na Câmara foram definidas na assembleia geral do Sindicato dos Municipários de Pelotas, realizada na quarta-feira (02/10).

O objetivo da presença na Câmara de Vereadores foi o de pedir o apoio do Legislativo para que intermedeie junto ao Executivo a fim de que este garanta o pagamento de todos os servidores normalmente no quinto dia útil do mês, dia 07, segunda-feira, mediante contratação de empréstimo perante o Banrisul, ou seja, assumindo todos os encargos e juros provenientes, assim como informou que procederá para o décimo terceiro salário, e não determinando que seja o servidor que faça isto.

Na ocasião, o vereador Ivan Duarte propôs o trancamento da pauta até que a Prefeitura negociasse sobre esta situação com o Simp, solicitando então que fosse votado em plenário. Porém, o presidente da Câmara, vereador Fabrício Tavares, alegou que não colocaria em votação por problemas regimentais, encerrando a sessão e retirando-se do plenário.

A categoria, indignada, contou com o apoio dos vereadores Ivan Duarte, Fernanda Miranda, Marcos Ferreira (Marcola), Marcus Cunha, Toninho Peres, Eder Blanck e José Sizenando, que restaram no Plenário, sendo que o presidente da CCJ, Marcola, e presidente da COF, Marcus Cunha, se comprometeram de não analisar nenhum projeto do Executivo nestas condições até a referida negociação.

Após isto, os servidores fizeram uma marcha pelas ruas em protesto, até a frente da Prefeitura, e posteriormente próximo à residência da prefeita ecoando a palavra de ordem “Ô Paula, cadê você, eu vim aqui pra receber!”.

SERVIÇOS PÚBLICOS PARALISADOS

Embora a Prefeitura tenha afirmado em seu site nesta quinta-feira que o movimento anunciado pelos municipários foi motivado pela “alteração” do calendário de pagamento, a realidade é outra, qual seja, a do atraso no pagamento dos salários referente aos dias trabalhados no mês de setembro.

A referida matéria publicada pela Prefeitura apresenta tamanha contradição quando afirma que os serviços de saúde e educação tiveram sua rotina interferida, mas, ao mesmo tempo, que a maior parte dos serviços públicos não foi atingida pela paralisação, isto é, se justamente as maiores secretarias tanto em número de servidores quanto em locais de atendimento à população, são estas: saúde e educação.

Também é descabido a Prefeitura apontar na matéria situações como a Sersul, empresa terceirizada de limpeza e coleta de lixo, mais a ETERPEL, terem continuado a prestarem seus serviços, eis que a primeira não faz parte da Administração Municipal e a segunda é uma empresa pública com autonomia financeira e administrativa, não fazendo parte do movimento de greve.

A mesma matéria reconhece expressamente que a maioria das Unidades Básicas de Saúde fechou completamente, que os motoristas do transporte escolar urbano registraram 90% de paralisação e que os condutores dos veículos da merenda pararam 100%.

Com relação à educação, informa que das 29 escolas de educação infantil, 20 estão paralisadas, 03 com atendimento parcial e apenas 06 com atendimento normal; já no ensino fundamental, zona urbana, de um total de 40, 16 com atendimento parcial, 17 com atendimento normal e 07 paralisadas. Já o Colégio Municipal Pelotense paralisou totalmente suas atividades. 

“Estes dados revelam e demonstram a ampla adesão da categoria dos municipários na soma da luta contra o atraso nos salários, ao contrário do que tenta fazer crer a Prefeitura, de que são poucos os serviços afetados à população”, afirma o vice-presidente do Simp, Tiago Botelho Domingues.

Clique para comentar

Brasil e mundo

Leite posta encontro com o Papa

Publicado

on

Atual governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite foi recebido pelo Papa Francisco nesta quarta-feira (14). Aproveitando o espaço na agenda do Pontífice, levou à Sua Santidade uma réplica das ruínas das Missões e uma caixa com camisas do Grêmio, do Inter e do Xavante, pra ficar de bem com todas as torcidas.

Aproveitando, convidou o Papa a visitar o Rio Grande do Sul em 2026, como parte das comemorações dos 400 anos das missões jesuíticas no estado — por coincidência ano da próxima eleição presidencial, sonho que Leite persegue.

No X, Leite postou: “Foi uma conversa muito gentil e muito amável do Papa, que lembrou ter ido muitas vezes à cidade de Pelotas, onde um tio dele (Victor José Bergoglio) morou”.

Leite acrescentou: “A sua mensagem de hoje (do Papa) é muito oportuna. O Papa Francisco falou sobre temperança e pediu aos fiéis que exercitem o equilíbrio. É uma mensagem que serve para as relações nas redes sociais, pessoais, profissionais e políticas nesse mundo tão dividido”. Com essas palavras, Leite, que tem discursado contra a polarização na política, parece confirmar uma impressão. Ele é conhecido nos bastidores como “Governador Casio”. Tudo calculado, nada é espontâneo, com vistas ao pleito de 2026”.

Na última semana, Leite gravou vídeo de apoio a Matteus, participante gaúcho da final do BBB, aproveitando a onda da audiência do programa. Matteus perdeu, contudo, e o comentário é de que “perdeu por causa do apoio de Leite”. Era o comentário hoje na aula do Pilates.

Terá sido a derrota de Matteus um mau agouro para Fernando Estima, de quem se fala que poderá ser candidato dos tucanos a prefeito de Pelotas?

Continue Reading

Cultura e entretenimento

UnaMúsica inicia temporada com show da Gafieira do Clube

Publicado

on

O projeto UnaMúsica inicia sua temporada 2024 com show da Gafieira do Clube nesta quinta-feira, dia 18, às 18h. A apresentação será ao ar livre, no Anfiteatro do Parque Una e coincide com a abertura da Semana Nacional do Choro em Pelotas.

O evento, que ocorrerá de 18 a 27 de abril, celebra o  10º aniversário do Clube do Choro de Pelotas e o reconhecimento pelo Iphan do Choro como Patrimônio Cultural do Brasil. Durante o período, diversas atividades acontecerão em diferentes locais da cidade.

UnaMúsica

O UnaMúsica surgiu em 2020 com a intenção de valorizar a produção musical local ao promover shows de diferentes estilos no Anfiteatro do Parque Una. Porém, devido à pandemia de Covid-19, o projeto foi reestruturado e, dos cinco shows selecionados para aquela temporada, quatro foram realizados de forma virtual. Em 2022, o plano original foi retomado e a última apresentação foi realizada presencialmente.

Tendo o espaço público do Parque Una como cenário, o projeto retorna em 2024, buscando  levar boa música aos moradores e visitantes do bairro.

Gafieira do Clube

O projeto Gafieira do Clube reúne instrumentistas participantes do Clube do Choro e foi concebido com base nas tradicionais bandas de gafieiras do Rio de Janeiro que se destacavam em casas noturnas renomadas, como as estudantinas, oferecendo um repertório especialmente elaborado para a dança, com arranjos de músicas populares e composições instrumentais.

Apresentando uma formação moderna que combina os instrumentos do choro com nuances jazzísticas, incluindo contrabaixo, bateria e instrumentos de sopro, a Gafieira do Clube surge com o propósito de proporcionar uma experiência musical instrumental mais vibrante e envolvente, mesclando os ritmos do choro, maxixe, samba e outros, para o deleite dos apreciadores da música brasileira.

Participam do projeto: Rafael Velloso (sax), Rui Madruga (violão 7 cordas), Fabrício Moura (violão de 6 cordas/cavaquinho), Pedro Nogueira (cavaquinho solo), Paulinho Martins (bandolim), Gil Soares (flauta), Paulo Lima(contrabaixo) e Everton Maciel (percussão).

O QUÊ: Projeto UnaMùsica 2024 – Show Gafieira do Clube

QUANDO: Dia 18 de abril, às 18 horas

ONDE: Anfiteatro do Parque Una

Continue Reading

Em alta

Descubra mais sobre Amigos de Pelotas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading