‘Maioria dos serviços públicos mantém atendimento’, diz prefeitura

Do site da prefeitura|Os serviços públicos municipais se mantém, em sua maioria, funcionando normalmente. O atendimento em urgência e emergência – Samu, UPA, Ubai Navegantes e Pronto Socorro – atua a pleno. Três Centros de Referência em Assistência Social (Cras) – Areal, São Gonçalo e Três Vendas – estão abertos ao público. Os Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) I e II, e os nove abrigos permanecem em operação.

Na Secretaria de Transporte e Trânsito, 70% dos agentes continuam trabalhando para garantir a segurança no trânsito, enquanto os setores administrativo e de sinalização não registraram faltas. As demais secretarias, como Serviços Urbanos e Infraestrutura e Qualidade Ambiental, operam com equipe completa, com poucas faltas.

Educação

Na sede administrativa da Secretaria de Educação e Desporto, o atendimento segue sem alterações. O Centro de Atendimento ao Autista Doutor Danilo Rolim de Moura atende os estudantes, assim como os servidores da manutenção e os motoristas do transporte escolar rural.

Apesar de os professores não terem sido atingidos pela modificação no calendário de pagamentos dos servidores – graças a recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) -, algumas escolas não puderam funcionar devido à ausência de alguns funcionários, principalmente merendeiras, monitores, secretários e porteiros, o que inviabiliza o atendimento dos alunos.

Nesta segunda-feira (7), 50% dos motoristas do transporte escolar urbano – eram 90% na sexta (4) – estavam paralisados, junto a 25% dos responsáveis pelo transporte da merenda. Das 29 escolas de educação infantil, 20 estão paradas, três com atendimento parcial e seis com funcionamento normal.

Na zona urbana, 17 das 40 escolas de ensino fundamental continuam trabalhando, enquanto 16 o fazem de forma parcial. Sete estão paralisadas, incluindo o Colégio Municipal Pelotense. Na zona rural, apenas uma das 20 escolas existentes está parada.

Saúde

Ao todo, 28 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estão abertas à população de forma total ou parcial. Vinte e três UBSs não abriram nesta segunda (7).

Atendimento normal

Areal I

Areal Fundos

CAIC Pestano

Cascata

Cerrito Alegre

Cohab Pestano

Colônia Maciel

Colônia Triunfo

CSU Areal

Fátima

Gruppelli

Leocádia

Navegantes

Py Crespo

Sanga Funda

Santa Terezinha

Simões Lopes

União de Bairros

Vila Municipal

Vila Nova

Virgílio Costa

Atendimento parcial

Balsa (enfermagem e recepção)

Colônia Z3 (recepção)

CSU Cruzeiro (só a tarde)

Laranjal (recepção, enfermagem e médico – só pela manhã)

Monte Bonito (recepção)

PAM-Fragata (recepção, farmácia e pediatra)

Salgado Filho (recepção e técnico de enfermagem)

Sem atendimento

Arco Íris

Barro Duro

Bom Jesus

Cohab Fragata

Cohab Guabiroba

Cohab Lindoia

Colônia Osório

Cordeiro de Farias

Corrientes

Dom Pedro I

Dunas

Fraget

Getúlio Vargas

Jardim de Allah

Loteamento Osório

Obelisco

Pedreiras

Posto Branco

Puericultura

Sansca

Santa Silvana

Sítio Floresta

Vila Princesa

Obrigado por participar.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.