Connect with us

Opinião

Acessar o Laranjal está difícil. Por Marcelo Dutra da Silva

Publicado

on

Marcelo Dutra da Silva, ecólogo e professor |

O Laranjal cresceu e tornou-se um bairro de residência fixa, bastante populoso, especialmente depois de 2010, período que marca um novo momento da expansão em Pelotas.

Os tempos de balneário de férias ficaram para trás, mas a infraestrutura urbana necessária não acompanhou o crescimento do bairro no mesmo ritmo. Aos poucos o espaço foi sendo tomado por novas construções, loteamentos e condomínios. Falta calçamento, iluminação, segurança… E o acesso, no sentido bairro centro permanece o mesmo.

Em 2018, uma série de audiências públicas debateu o Plano Municipal de Mobilidade Urbana, inclusive com a participação de moradores dos balneários. No entanto, apesar de alguns traçados imaginários, nada de concreto ficou definido e não consta como prioridade para os próximos anos. Precisamos mudar isso!

O momento é de crise, é verdade, mas também de oportunidades. É hora de sair do básico, das mesmas obras lentas de sempre, que não passam de tentativas de firmar a impressão de algo está sendo feito. Pelotas precisa de novos caminhos, literalmente.

Chega de administrações pesadas e caras, começando pelo conjunto de cargos em comissão. Menos é mais na administração pública. E o serviço que oferecemos não será melhor se não valorizarmos os servidores, inclusive na remuneração. Mas só sobra dinheiro para investir quando aprendemos a poupar e captar novas receitas.

Para tanto, vamos ter que nos debruçar ao planejamento urbano, mapear as prioridades e mudar a nossa mentalidade de interior e olhar pra frente. Afinal, lugar desenvolvido se projeta no tempo, escolhe onde quer chegar, atende as Leis e respeita o meio ambiente.

E não esqueça que crescer é quantidade, enquanto desenvolver é qualidade, justamente o que queremos.

Só depende de nós!

Clique para comentar

Brasil e mundo

Comentário em vídeo: Liberdade de expressão

Publicado

on

Continue Reading

Opinião

Incômodas indicações para cargos na prefeitura

Publicado

on

Há pouco a prefeitura demitiu Pai Cleber de Xangô do cargo de “diretor de Patrolamento” da Secretaria de Obras. Numa cidade com muitas ruas de terra nos bairros, o setor é visado. Quando chove, as ruas, esburacadas, alagam. Ao ver a patrola, os moradores ficam felizes. O ponto: segundo o vereador César Brizolara, do PSB, Pai Cleber foi indicado ao cargo pelo vereador Márcio Santos, do PSDB, partido da prefeita Paula Mascarenhas. A demissão veio após Brizolara afirmar que Cleber entregava aos moradores cartões oferecendo serviços religiosos e propagandeando que o serviço de patrola ocorria graças a Santos.

Já na Secretaria de Assistência Social, o servidor Juliano Nunes foi guindado ao cargo de função gratificada de “diretor de Alta Complexidade”. Segundo o secretário de Assistência Social, Tiago Bündchen, em depoimento ontem (19) na Câmara, Nunes foi indicado ao cargo pelo vereador Carlos Júnior, do PSD, da base do governo. Como Pai Cleber, Nunes foi afastado do cargo, depois de denúncias de que desviava dinheiro público de beneficiários do Serviço de Prestação Continuada. O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado esteve na casa de Nunes, onde fez buscas e apreensões.

Já no Pronto Socorro Municipal, Misael da Cunha, então vice-presidente do PSDB e ex-tesoureiro do partido, foi elevado ao cargo de “gerente executivo do Pronto Socorro”, de onde acabou afastado após a descoberta de pagamentos em duplicidade a uma empresa específica. O caso motivou uma CPI, em curso na Câmara, onde Brizolara tem insistido em que se abra uma outra CPI específica para investigar a Secretaria de Assistência Social.

Por esses casos estima-se os riscos da indicação política de pessoas para cargos-chave. De apelo eleitoral. E que operam verbas.

Vereadores indicando cargos, de qualquer tipo, e a autoridade na prefeitura aceitando, é um sinal da miséria brasileira, da falta de entendimento do papel institucional. Às vezes cansa falar disso.

A imagem da patrola parece resumir o que ocorre.

Continue Reading

Em alta

Descubra mais sobre Amigos de Pelotas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading