Connect with us
https://www.mvpthemes.com/zoxnews/wp-content/uploads/2017/07/zox-leader.png

Brasil & Mundo

‘Educação Básica no esquecimento’. Por Neiff Satte Alam

Publicado

on

Neiff Satte Alam *

Afogada em desacertos, desconectada da realidade e pulsando por soluções urgentes, definha a Educação Básica brasileira. As conexões que faltam para um salto de qualidade estão a nossa frente e não conseguimos perceber por absoluta falta de um pensamento não-linear e dentro dos princípios da complexidade, como propõem os grandes pensadores destes últimos cinquenta anos, pelo menos.

Criamos Universidades Públicas e Particulares em um número surpreendente neste século XXI, colocamos nestas Instituições de forma direta e indireta milhões de reais, preparamos um verdadeiro “salão de festas” para os jovens universitários que, em um dos maiores vestibulares do mundo, o ENEM, habilitaram-se a vagas no Ensino Superior.

Tudo perfeito… só que não, pois esqueceram-se os governantes, ao editarem suas políticas para a Educação, que não existem boas Universidades sem alunos de nível elevado de formação nas unidades de Educação Básica.

Os alunos egressos do Ensino Médio estão com sua construção de conhecimento e competência comprometida pelas deficiências de uma Educação Básica que ficou esquecida em algum escaninho dos gestores públicos desta área.

A falta de atenção a este segmento gerou professores desestimulados: sem nenhum programa que permitisse crescimento profissional (muitos ainda sequer profissionalizaram o ofício de ensinar); as baixas remunerações dos professores das Redes Públicas de Ensino, principalmente nas esferas Estaduais e Municipais, determinou um êxodo em direção a outras atividades, diferentes daquela para a qual se formaram, mas que ofereciam melhores remunerações; a responsabilidade da Educação Fundamental, por força de lei, passou a ser dos Municípios, mas sem um aporte financeiro adequado da União, pois o existente, o FUNDEB, não é suficiente para atender a demanda de ensino nesta área fazendo cair a qualidade do Ensino; o mesmo ocorre com o Ensino Médio, responsabilidade dos Estados.

Sem a formação continuada necessária, a maioria dos Professores ainda estão trabalhando dentro de uma visão linear e sem a compreensão de que complexidade e competência estão de mãos dadas e para que isto passe a fazer parte das práticas pedagógicas há que se mudar a forma de pensar, pois construção de competências e determinismo estão em correntes opostas, assim como não-linearidade e linearidade. Estudar muito e permanentemente faz parte da função de ensinar, assim como trabalhar as informações dando-lhes significado para que os alunos construam o seu conhecimento e não sejam meros repetidores daquilo que ouvem e/ou leiam, principalmente que aprendam a refletir sobre as ações, já antes destas ocorrerem e também após a ocorrência destas.

Daí teremos cidadãos aptos a entrarem nas Universidades ou em condições de enfrentarem as adversidades quando não tiverem oportunidade de acesso ao Ensino Superior.

* Neiff Satte Alam é professor Universitário Aposentado – UFPEL Biólogo e Especialista em Informática na Educação

Clique para comentar

Obrigado por participar. Comentários podem ser rejeitados ou ter a redação moderada. Escreva com civilidade, por favor. Abç.

Brasil & Mundo

Disparos em shopping deixam dois mortos e quatro feridos

O tiroteio terminou com o único suspeito sob custódia

Publicado

on

Duas pessoas morreram e quatro, incluindo um policial, ficaram feridas nessa segunda-feira (25) por disparos em um shopping de Boise, no estado norte-americano de Idaho. O tiroteio terminou com o único suspeito sob custódia, disseram autoridades.

Os detalhes do incidente ainda eram escassos, mas o chefe de polícia de Boise, Ryan Lee, disse a repórteres que a polícia reagiu a relatos de disparos no Boise Towne Square pouco antes das 14h locais.

Os policiais que chegaram ao local “encontraram um indivíduo que correspondia à descrição do suspeito”, o que levou a uma troca de tiros com o agressor. Um policial ficou ferido e o atirador foi preso, disse Lee.

“Acreditamos que só havia um único atirador envolvido, e não existe ameaça à comunidade como um todo”, disse Lee.

Nenhuma informação sobre o suspeito foi fornecida, e nenhuma das vítimas foi identificada. Lee também não detalhou as circunstâncias do incidente, acrescentando: “Realmente não podemos, a esta altura, falar de qualquer motivação por trás disso”.

Joey Bernal, que estava no local, disse ao jornal Idaho Statesman que estava na praça de alimentação do shopping quando ouviu de cinco a oito tiros e que seguranças o escoltaram para fora do prédio antes de a polícia chegar.

O Boise Towne Square se localiza no extremo oeste da capital de Idaho e sua área metropolitana mais populosa, uma cidade de cerca de 250 mil habitantes.

Continue Reading

Brasil & Mundo

CPI quer Bolsonaro banido das redes por associar covid e Aids

A CPI quer a retratação do presidente da República e que ele seja banido das redes sociais

Publicado

on

Na última sessão da CPI da Covid, agora, a maioria dos senadores aprovou dois requerimentos pedindo a responsabilização de Jair Bolsonaro pela mentira de ter associado a vacina contra a Covid à Aids.

A CPI quer a retratação do presidente da República e que ele seja banido das redes sociais.

“O senador Jorginho acha que as palavras do presidente estão corretas”, provocou o presidente do colegiado, Omar Aziz (PSD). “Eu não pedi comentário”, rebateu o governista.

Aziz:“A Presidência é uma instituição, não é um cargo de boteco, em que você fala o que quer, tomando cerveja e comendo churrasquinho.”

Continue Reading

Brasil & Mundo

Custo da construção sobe 0,80% em outubro, informa FGV

Com o resultado, o indicador acumula taxas de inflação de 12,88% no ano e de 15,35% em 12 meses

Publicado

on

O Índice Nacional de Custo da Construção–M (INCC-M), calculado pela Fundação Getulio Vargas (FGV), registrou inflação de 0,80% em outubro deste ano. A taxa é superior ao 0,56% do mês anterior, mas inferior ao 1,69% de outubro do ano passado.

Com o resultado, o indicador acumula taxas de inflação de 12,88% no ano e de 15,35% em 12 meses, de acordo com a FGV.

A alta da taxa, de setembro para outubro, foi puxada pelos materiais e equipamentos, cuja inflação subiu de 0,89% para 1,68% no período. Entre os itens com maiores altas de preços estão os materiais metálicos, cuja taxa subiu de 0,37% em setembro para 4,36% em outubro.

Por outro lado, os serviços tiveram queda na taxa de inflação, de 0,56% em setembro para 0,36% em outubro. A mão de obra também teve recuo na taxa, ao passar de 0,27% para 0,10% no período.

Continue Reading

Em alta