Município isola preventivamente sacada do antigo prédio do BB

Na manhã desta sexta-feira (25), a Secretaria de Cultura isolou preventivamente a sacada do prédio histórico, no qual, originalmente, funcionou uma agência do Banco do Brasil, na esquina da Lobo da Costa com 15 de Novembro – na diagonal da Praça Coronel Pedro Osório. Foi detectado o descolamento de material da construção, devido às chuvas das últimas semanas e à ação do tempo.

Um escoramento, também preventivo, deve ser feito na próxima segunda-feira (28), explicou a engenheira responsável da Secult, Gisela Frattini. Desde setembro, uma série de intervenções vem sendo feita no prédio, com 14 coletoras de detritos retiradas do local.

Financiada com R$ 37 mil do Fundo Municipal do Patrimônio (Funpatri), a recuperação da edificação inclui dedetização e a colocação das escoras de segurança no mezanino, por medida de segurança.
A engenheira também acrescenta que o próximo passo na preservação do imóvel é o fechamento externo das esquadrias, a fim de evitar que pessoas e animais entrem pelas janelas e portas.
Destino do imóvel
A Prefeitura já encaminhou ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) a proposta de que a edificação possa se tornar o escritório regional do órgão e da Fundação Cultural Palmares.

Obrigado por participar. Comentários podem ter a redação moderada.