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Pelotas & RS

Semana Cultural da Catedral começa com um abraço

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Do site da prefeitura | Com um abraço, foi aberta a 2ª Semana Cultural da Catedral, na manhã desta segunda-feira (18).

A programação busca promover a educação patrimonial e resgatar a história do marco zero de Pelotas, mostrando as belezas da Catedral Metropolitana de São Francisco de Paula. A data marcou também os 11 anos de entrega da revitalização da Praça José Bonifácio, a mais antiga da cidade.

Em 2018, o prédio foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), como parte do Conjunto Histórico de Pelotas e, nos últimos anos, uma série de ações de restauro – na cripta, Salão São José, secretaria e sacristia, portas e janelas, sistema elétrico, e impermeabilização da sacada – foram executadas, com apoio da comunidade e entidades parceiras, a fim de preservar parte da memória do município.

A abertura da Semana Cultural deu também a largada de mais um dos projetos realizados nesse sentido: o “Abrace a Catedral”, destinado à revitalização e limpeza das 14 colunas que integram a sua arquitetura.

Exemplo de união

A prefeita Paula Mascarenhas destacou o exemplo de união e harmonia entre as pessoas e instituições que se agregaram a causa, trabalhando em prol das melhorias. A Catedral Metropolitana São Francisco de Paula é, além de um símbolo religioso para quem tem fé, um marco do início da cidade, recordou a gestora. “É um patrimônio cultural, que faz parte da memória coletiva de um povo. Diz respeito a cada um dos cidadãos e cidadãs de Pelotas”, afirmou a prefeita.

Ela enfatizou, ainda, os valores artístico e religioso do prédio, que vêm recebendo mais carinho e atenção a partir dos projetos de restauro. As inciativas auxiliam, por outro lado, a consolidar o espaço como ponto turístico, lembrou Paula Mascarenhas.

“As pessoas, quando viajam para outra cidade, procuram conhecer a catedral, por ser um espaço simbólico, central e que diz muito sobre a história, a população e a memória do lugar em que se está. Não é diferente aqui. Por isso, queremos vê-la restaurada e requalificada”, disse a gestora.

‘Carta à Catedral’

A partir desse objetivo, o projeto “Portas da História”, que recupera atualmente as aberturas do imóvel, promoveu um trabalho de sensibilização com estudantes do Instituto São Benedito e da Escola Estadual Monsenhor Queiroz, além dos grupos de catequese da paróquia, integrantes da Rouparia Santa Anna e Gotas de Esperança. Eles participaram da abertura da Semana Cultural e foram representados pela aluna Benhara Soares dos Santos, que leu uma “Carta à Catedral”.

Por fim, a orquestra Notas de Esperança, do Instituto de Menores Dom Antônio Zattera, encerrou a cerimônia que reuniu autoridades municipais e estaduais, e a comunidade em geral. A programação segue até o próximo domingo (24), com atividades artístico-culturais.

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Especial

Aplicativo com mulher motorista, para levar crianças, surge numa hora ruim para o Uber

Objetivo é atrair as motoristas e os clientes insatisfeitos do Uber

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O novo serviço de transporte por aplicativo – transporte de crianças e mulheres por motoristas exclusivamente do sexo feminino, o LadyDriver – é um desdobramento do modelo de negócio do Uber, do 99, do Cabify. É um exemplo de inovação criativa.

Pelo que apurei, o transporte de nicho (só para crianças e mulheres) surge no vácuo do serviço de Uber e assemelhados, que hoje estariam enfrentando o descontentamento dos motoristas e dos passageiros.

Os transportadores de nicho teriam percebido que motoristas de Uber etc. estão abandonando esses aplicativos, ao perceber que os lucros não compensam os custos de manutenção dos veículos. Isso explicaria um fato que cada vez mais comum: motoristas de Uber, após chamados pelo cliente, estão cancelando a corrida, escolhendo as que lhe convêm, quando convêm.

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Concorrência

A ideia do serviço exclusivo para crianças e mulheres, só com motorista mulher, é uma tentativa de entrar no mercado e concorrer com o Uber etc. Ao propor levar e trazer crianças, cuja integridade não tem preço (daí motorista só mulher: para afastar a ideia de assédio sexual infantil), o negócio deverá ter tarifa cerca de 30% mais cara que a da Uber, embora, no momento, eles não toquem no assunto.

Os empreendedores acreditam que motoristas mulheres insatisfeitas do Uber vão migrar para o novo aplicativo de nicho, buscando ganhar mais, assim como clientes, por insatisfação com o Uber. É no que eles apostam pelo menos.

A ideia seria, aos poucos, “roubar” clientes dos aplicativos sem nicho e, no médio prazo, ampliar a condução a passageiros de todos os gêneros e idades, concorrendo com o Uber e outros, mesmo cobrando mais caro.

Parece até que estamos nos Estados Unidos. Iniciativa típica de livre mercado, soluções novas dispostas a superar as oferecidas. Inovação em velocidade rápida, como nos EUA.

Para os empreendedores dos aplicativos de nicho, as pessoas estariam dispostas a pagar mais caro pelo transporte, desde que o serviço seja bom, seguro e não falte quando chamado. Será que vai dar certo? Será que a Uber e seus colegas reagirão?

Foto divulgação do LadyDriver

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Pelotas & RS

UFPel seleciona professores substitutos

Há 11 vagas para diversas áreas do conhecimento

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Estão abertas até domingo (31) as inscrições para processo seletivo de professores substitutos.

Há 11 vagas para diversas áreas do conhecimento, sendo que destas, duas são reservadas para candidatos autodeclarados negros e uma para pessoa com deficiência.

O período provável de provas é de 1º a 8 de dezembro, incluindo o final de semana. Esse prazo poderá ser ampliado em decorrência da quantidade de candidatos com inscrições homologadas.

Mais informações podem ser encontradas no edital, disponível neste link.

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Pelotas & RS

Aplicativo para transporte de crianças procura motoristas mulheres

Criada em 2017, LadyDriver pretende criar 100 oportunidades de trabalho nas próximas semanas

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Prefeitura divulga: “Está chegado a Pelotas e região o primeiro aplicativo de transporte de mulheres e crianças com apenas motoristas mulheres”.

Segundo a prefeitura, ao propagar o serviço, o objetivo é trazer igualdade de gênero a este segmento, atender as necessidades do universo feminino, ser uma ferramenta para alavancar a independência financeira desse público e trazer mais segurança ao público feminino na hora de se locomover”.

O novo serviço surge num momento ruim para a Uber e assemelhados.

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O aplicativo começa suas operações em Pelotas pelo cadastramento de motoristas com o objetivo de atingir mais de 100 registros nas próximas semanas. A motorista precisa acessar o aplicativo LadyDriver no Google Play (https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.ladydriver.driver) e, após o cadastro, a  pessoa recebe as instruções para dar continuidade ao interesse de registro. 

Segundo Andressa Curtis, representante da empresa, ela será um grande diferencial da plataforma está na possibilidade de a motorista poder cadastrar um número de telefone de emergência para qualquer eventualidade. “Não bastasse a questão da segurança, também há uma preocupação com o retorno financeiro, pois somos a única empresa do setor onde a motorista começa a ganhar desde o momento em que a corrida é aceita.”

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