Parque Una, um lugar histórico em construção

É muito difícil escrever sobre o Parque Una sem cair na repetição.

O projeto urbanístico do bairro é bonito, inovador. Caprichosos, tudo que fazem é bem feito, arrojado, surpreendente. Assim tem sido desde o começo das obras.

Muita gente ainda se espanta que haja compradores na cidade para tantos empreendimentos da Idealiza Verticais. À primeira vista, parece mesmo incrível. Mal são lançadas, as torres do Una atraem um enxame de interessados, passando a ser comercializadas rapidamente. Foi igual quando lançaram os inéditos Lagos de São Gonçalo e Veredas, condomínios fechados, ao contrário do Una, que é um bairro aberto.

Uma pesquisa inicial, feita a pedido da Idealiza, dizia que Pelotas não teria compradores para os empreendimentos, a não ser que oferecessem uma concepção urbanística que a cidade não possuía, em suma, ambientes melhores de viver, e até de trabalhar, como no Una. Assim tem sido. Grande parte dos compradores é composta por pessoas que já moravam bem, mas ansiavam por opções melhores.

A novidade mais recente do bairro dá conta de que terá o prédio mais alto de Pelotas, a Torre de São Gonçalo. Vinte e oito andares, 26 apartamentos, um por andar. Nove andares mais que o edifício mais alto atual. Há 30 anos Pelotas não via a construção de um edifício com apartamentos de andar inteiro. A Idealiza mira no futuro urbanístico, mas não perde de vista as referências positivas do passado.

Visitei o Una hoje. Sempre que vou lá, sinto como se estivesse testemunhando o nascimento de um lugar histórico, por antecipação. Acredito que quem visita e compreende a proposta em andamento tem a mesma sensação.

Além do lucro, fundamental, pouco a pouco a empresa materializa uma grande obra. Uma obra, mais que um teto, que pretende permanecer como legado cultural, como já o é, hoje, o Centro Histórico.

Aproveitei e visitei a filial da imobiliária Exclusive Sul, dentro do Una. Eles confirmam o êxito das vendas. As reservas para a Torre de São Gonçalo têm tido crescentes, assim como para as demais torres, dizem.

Pessoal da Exclusive Sul

Torre de São Gonçalo, o mais alto prédio de Pelotas. No Parque Una

Obrigado por participar.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.