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Pelotas e RS

Com menos passageiros, ônibus fica mais caro, diz prefeitura

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Do site da prefeitura | Entra em vigor neste domingo (24) a nova tarifa de ônibus, urbano e rural. O decreto que reajusta as passagens foi assinado na tarde desta quinta-feira (21), conforme previsto no contrato de concessão firmado entre Município e Consórcio do Transporte Coletivo de Pelotas (CTCP) para ocorrer, anualmente, em novembro.

Para pagamento em dinheiro o valor unitário passa a ser de R$ 4,00. Os estudantes permanecem com o desconto de 60% e a tarifa fica R$ 1,60. Para os seletivos está fixada em R$ 5,60. A novidade é que os usuários dos cartões Prati e Santa Cruz terão, agora, desconto especial e cada passagem custará R$ 3,95. 

Essa revisão se deve à diminuição no número de usuários registrada pela Secretaria de Transporte e Trânsito nos últimos 12 meses. Na média entre novembro de 2018 e outubro de 2019, cerca de 255 mil passageiros pagantes deixaram de usar os coletivos mensalmente, uma queda de 14%. 

A fim de evitar que o reajuste fosse maior, a prefeitura trabalhou para diminuir os quilômetros rodados pelos veículos em linhas consideradas ociosas, equilibrando as contas do sistema. Isso foi possível com a união em feriados e finais de semana – a exemplo do que ocorre nos itinerários Balsa e Anglo – e a troca de ônibus por micro-ônibus em alguns itinerários – caso do Fragata. 

No entanto, isso foi possível em apenas 5% das rotas, a fim de evitar prejuízos à população. Ou seja, o custo quilométrico do serviço, calculado a partir dos gastos fixos e variáveis do CTCP, aumentou.

“Houve uma queda muito grande no número de passageiros pagantes. Precisamos ou atrair mais usuários, o que tem sido difícil, ou subir a tarifa para equilibrar os custos. É um fenômeno visto em todo o país”, explica o secretário Flávio Al Alam.

Mesmo com o reajuste, Pelotas segue com uma das menores tarifas de ônibus do Rio Grande do Sul. 

Cartões

Atualmente, 73,68% dos usuários do transporte coletivo utilizam os cartões Prati como forma de pagar a tarifa, e apenas 26,32% usam dinheiro no modelo urbano. Buscando fidelizar os passageiros, o CTCP oferecerá um benefício a quem tem o Prati. A empresa Santa Cruz fará o mesmo com os cartões do modelo rural.

A tarifa terá um desconto de cinco centavos. Além de estimular que a população faça o cartão gratuito, a bilhetagem eletrônica dá mais agilidade ao embarque e desembarque, diminui os riscos de assalto em coletivos e facilita o troco nas catracas.

Os estudantes continuarão pagando 40% do valor (R$ 1,60) podendo ainda utilizar os dois ônibus em trajetos contínuos permitido pela integração tarifária, que é válida para todos os usuários. Já a gratuidade continua valendo para idosos com mais de 65 anos, pessoas com deficiência e seus acompanhantes, policiais civis, federais e militares, agentes de trânsito, bombeiros e funcionários das empresas de ônibus.

É importante ressaltar que os passageiros que tiverem adquirido créditos para os cartões antes da alteração, às 0h de domingo, pagarão o valor da tarifa antiga por 30 dias. Após este período, o desconto da passagem será feito seguindo o valor atualizado.

Como é feito o cálculo da tarifa?A revisão tarifária pode ocorrer em duas formas: a primeira é através da aplicação de uma fórmula, que leva em consideração o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), o Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI), salários dos funcionários e a variação do diesel. A outra é quando se verifica uma variação do índice de passageiros equivalentes por quilômetro (IPK) de mais de 3%, caso em que a Planilha Tarifária deve ser revista.

Foi justamente essa situação que ocorreu em 2019. O IPK é calculado pelo número de passageiros equivalentes – os usuários que pagam a tarifa (integral, estudantes e seletivos) – dividido pelos quilômetros rodados. Nos últimos 12 meses a queda chegou a 9%, pois em 2018 o IPK calculado era de 1,7152, já em outubro deste ano foi de 1,5730.

“O transporte coletivo é um rateio. As despesas são divididas entre os usuários, o que é o IPK: o número de pessoas que pagam pelos quilômetros que rodam. Quanto menos gente pagar, com a quilometragem se mantendo, precisamos aumentar a tarifa pra sustentar o sistema”, pontua o secretário.

Com a revisão da Planilha Tarifária, além do IPK, foram revistos valores do óleo diesel S10, óleo lubrificante, pneu e recapagem de veículo pesado e micro-ônibus; salários e benefícios dos colaboradores e remuneração da diretoria; licenciamento junto ao Detran-RS; atualização do valor do veículo novo convencional e micro-ônibus e a depreciação dos veículos.

5 Comments

5 Comments

  1. Alarico

    22/11/19 at 18:01

    Como menos passageiros, ônibus fica mais caro … e com passagens mais caras haverá menos passageiros, obviamente.
    Curiosa essa lógica. Ninguém questiona a inexistência de GPS nos carros, que permitiria monitorar os e percursos em tempo real, e assim aumentar o número de passageiros; assim como não se questiona a existência de cobradores, uma figura do tempo da calculadora de manivela, que já não existe mais em qualquer lugar minimamente civilizado.

  2. ALESSANDRO

    22/11/19 at 13:25

    Vou parar de usar a bike e ajudar a financiar o transporte coletivo, kkkkkkk.

  3. Rogério Souza

    22/11/19 at 11:35

    Absurdo! Esse Valor para Pelotas é muito alto, nem ar condicionado os ônibus tem, troca o nome mas o monopólio continua. Essa Prefeita não se reelege nem a pau, aumento do transporte, taxa de lixo, taxa de iluminação e a cidade toda esburacada.

  4. Charles Pennaforte

    22/11/19 at 00:53

    Lógica surreal! No Rio ou São Paulo, cidades gigantescas, se paga praticamente o mesmo valor da passagem de Pelotas (cujo o tamanho equivale a um bairro nas duas cidades)
    Um serviço ruim, de péssima qualidade.
    Lamentavelmente os governos municipais (todos da esquerda à direita) mantêm os privilégios dos empresários de ônibus: lucros exorbitantes e serviços de padrão africano.

    • Rogério

      22/11/19 at 11:36

      Concordo com você Charles.

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Brasil e mundo

Leite posta encontro com o Papa

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Atual governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite foi recebido pelo Papa Francisco nesta quarta-feira (14). Aproveitando o espaço na agenda do Pontífice, levou à Sua Santidade uma réplica das ruínas das Missões e uma caixa com camisas do Grêmio, do Inter e do Xavante, pra ficar de bem com todas as torcidas.

Aproveitando, convidou o Papa a visitar o Rio Grande do Sul em 2026, como parte das comemorações dos 400 anos das missões jesuíticas no estado — por coincidência ano da próxima eleição presidencial, sonho que Leite persegue.

No X, Leite postou: “Foi uma conversa muito gentil e muito amável do Papa, que lembrou ter ido muitas vezes à cidade de Pelotas, onde um tio dele (Victor José Bergoglio) morou”.

Leite acrescentou: “A sua mensagem de hoje (do Papa) é muito oportuna. O Papa Francisco falou sobre temperança e pediu aos fiéis que exercitem o equilíbrio. É uma mensagem que serve para as relações nas redes sociais, pessoais, profissionais e políticas nesse mundo tão dividido”. Com essas palavras, Leite, que tem discursado contra a polarização na política, parece confirmar uma impressão. Ele é conhecido nos bastidores como “Governador Casio”. Tudo calculado, nada é espontâneo, com vistas ao pleito de 2026”.

Na última semana, Leite gravou vídeo de apoio a Matteus, participante gaúcho da final do BBB, aproveitando a onda da audiência do programa. Matteus perdeu, contudo, e o comentário é de que “perdeu por causa do apoio de Leite”. Era o comentário hoje na aula do Pilates.

Terá sido a derrota de Matteus um mau agouro para Fernando Estima, de quem se fala que poderá ser candidato dos tucanos a prefeito de Pelotas?

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Cultura e entretenimento

UnaMúsica inicia temporada com show da Gafieira do Clube

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O projeto UnaMúsica inicia sua temporada 2024 com show da Gafieira do Clube nesta quinta-feira, dia 18, às 18h. A apresentação será ao ar livre, no Anfiteatro do Parque Una e coincide com a abertura da Semana Nacional do Choro em Pelotas.

O evento, que ocorrerá de 18 a 27 de abril, celebra o  10º aniversário do Clube do Choro de Pelotas e o reconhecimento pelo Iphan do Choro como Patrimônio Cultural do Brasil. Durante o período, diversas atividades acontecerão em diferentes locais da cidade.

UnaMúsica

O UnaMúsica surgiu em 2020 com a intenção de valorizar a produção musical local ao promover shows de diferentes estilos no Anfiteatro do Parque Una. Porém, devido à pandemia de Covid-19, o projeto foi reestruturado e, dos cinco shows selecionados para aquela temporada, quatro foram realizados de forma virtual. Em 2022, o plano original foi retomado e a última apresentação foi realizada presencialmente.

Tendo o espaço público do Parque Una como cenário, o projeto retorna em 2024, buscando  levar boa música aos moradores e visitantes do bairro.

Gafieira do Clube

O projeto Gafieira do Clube reúne instrumentistas participantes do Clube do Choro e foi concebido com base nas tradicionais bandas de gafieiras do Rio de Janeiro que se destacavam em casas noturnas renomadas, como as estudantinas, oferecendo um repertório especialmente elaborado para a dança, com arranjos de músicas populares e composições instrumentais.

Apresentando uma formação moderna que combina os instrumentos do choro com nuances jazzísticas, incluindo contrabaixo, bateria e instrumentos de sopro, a Gafieira do Clube surge com o propósito de proporcionar uma experiência musical instrumental mais vibrante e envolvente, mesclando os ritmos do choro, maxixe, samba e outros, para o deleite dos apreciadores da música brasileira.

Participam do projeto: Rafael Velloso (sax), Rui Madruga (violão 7 cordas), Fabrício Moura (violão de 6 cordas/cavaquinho), Pedro Nogueira (cavaquinho solo), Paulinho Martins (bandolim), Gil Soares (flauta), Paulo Lima(contrabaixo) e Everton Maciel (percussão).

O QUÊ: Projeto UnaMùsica 2024 – Show Gafieira do Clube

QUANDO: Dia 18 de abril, às 18 horas

ONDE: Anfiteatro do Parque Una

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