Connect with us

Pelotas e RS

Marco Marchand permanece no PSL, mas tem portas abertas em outros partidos

Publicado

on

O empresário e professor Marco Marchand, atual primeiro suplente pelo PSL para a Câmara de Deputados em Brasília, após a eleição a deputado ano passado, informa que continua fiel ao estatuto partidário e avisa que, se for vontade do partido, seu nome está à disposição para a próxima eleição municipal. Caso contrário, se o partido rejeitar seu nome, Marchand diz que tem as portas abertas em outros partidos, cujas lideranças, segundo ele, o têm procurado, interessadas em que concorra por suas agremiações.

Por não ter nove deputados federais na legenda, Marchand fez uma campanha a deputado fora da televisão e do rádio, sem ajuda do fundo partidário. Ainda assim, recebeu uma chuvarada de votos em 2018. No cômputo final, 22.018 pessoas depositaram sua confiança nele.

Marchand surgiu na cena política pelotense em 2016, quando se lançou a prefeito pelo Partido Ecológico Nacional, hoje, Patriotas. Igualmente, naquela ocasião, como agora, concorreu sem ajuda do fundo partidário e sem direito a participar dos debates televisivos, contando apenas com o que ele chama de “perseverança própria, de amigos e de eleitores que o conhecem”.

O empresário disputou a principal cadeira municipal em 2016 com um discurso de “governo técnico, sem politicagem, sem loteamento de cargos políticos”, e estrutura precária. Recebeu 1.160 votos; porém, dois anos depois, multiplicou essa votação por 20 vezes, feito que o credencia naturalmente a disputar a prefeitura em 2020, embora, no momento, ele enfrente resistência dentro do PSL, tanto estadual como municipal, por ter sido autor de uma ação judicial contra um candidato eleito deputado pela mesma legenda dele.

“Com provas de ilicitudes na campanha, vi quebrarem a lisura do pleito e transgredirem as leis eleitorais. Embora sabendo que sofreria retaliações, resolvi combater irregularidades dentro do próprio partido, fatos que não foram aceitos por muitos colegas partidários. Provei, contudo, existirem ilícitos eleitorais, que resultaram em duas ações criminais contra o réu, ambas baseadas no artigo 350 da Lei Eleitoral, por omissão da verdade em documento público e falsidade ideológica”, conta ele.

Segundo Marchand, tanto o Ministério Público Federal quanto os desembargadores do TRE-RS confirmaram a procedência dos ilícitos eleitorais apontados. Porém, unanimemente consideraram o valor dos ilícitos pouco significativo para quebrar a isonomia entre os candidatos.

“Diante desta decisão, eu me senti desamparado pelas instituições que deveriam fazer valer as leis, como um filho violentado dentro do próprio lar, quando aqueles que deveriam dar proteção ao pleito foram a favor da transgressão das leis, relativizaram o crime, deixando uma mácula ao quebrar a lisura do pleito. Apesar disso, sigo no PSL. Nada fiz que justifique minha saída, além de invocar a Constituição, de maneira respeitosa, buscando reparação na justiça. Nada que justifique ou embase qualquer punição partidária a mim”. 

Em termos de exaltação psicológica e de extremismo ideológico, Marchand é um quadro atípico do PSL. Mesmo leal ao estatuto, não faz jus ao estereótipo radical. Nesse sentido, é o PSL mais ponderado, talvez, de toda a região. “Eu procuro o bom senso, a moderação, não apoio radicalidades. Meu foco está no desenvolvimento da região, em gerar oportunidade de trabalho a quem precisa, atendimento à saúde pública com decência e olhar pelos bairros. Converso com todos com carinho e respeito, sem qualquer preconceitos, sempre pensando, acima de tudo, em trabalhar para garantir os direitos básicos das pessoas mais humildes”.

Clique para comentar

Brasil e mundo

UFPel entregou título de Dr. Honoris Causa a Mujica

Publicado

on

Discretamente, na sexta passada, a direção da UFPel viajou ao Uruguai para entregar a Pepe Mujica o título de Doutor Honoris Causa. A notícia foi divulgada ontem, terça, no site da Universidade.

Algumas frase dos dirigentes universitários presentes à homenagem, às vezes em tom juvenil:

“Pepe é um grande exemplo de pessoa que consegue lutar por direitos humanos, justiça social e democracia. Resistiu bravamente aos movimentos da ditadura e, como um jardineiro, sempre plantou a esperança, a luta e a vontade dessa luta em cada companheiro. Ele planta hoje a esperança para os nossos jovens”.

“Muito obrigada por ser quem é, muito obrigada por nos inspirar a defender a educação como uma forma mais poderosa de semear o futuro”.

“A visão humanista de Mujica ressoa profundamente com os ideais que nós da Universidade Federal aspiramos cultivar, nossa instituição sempre se pautou na crença de que a educação é a base para uma sociedade mais justa e igualitária, as bandeiras defendidas por Mujica colocam o bem-estar humano e a preservação do planeta acima do materialismo e do consumo desmedido e enlouquecedor, inspiram nossos esforços e reafirmam o nosso compromisso com a busca por dias melhores”.

***

Cmt meu: Mujica é de fato um homem incomum. Coerente. Vive modestamente, de acordo com suas ideias. Há nele uma ausência de vaidades materiais que chega a ser comovente. Se morasse em Pelotas, e fosse professor de Universidade, jamais o veríamos, por exemplo, no Dunas Clube, à beira da piscina, tomando cerveja depois de disputar uma partida de tênis – em greve por salário ainda mais alto do que os que já receberia (R$ 20 mil, digamos), pensando em justiça social num país de esmagadora maioria pobre, com ganhos mensais médios de R$ 3 mil.

***

Na cerimônia, Mujica disse: “Sigo confiando em los hombres, a pesar que todos los dias me deconcertan”.

Continue Reading

Pelotas e RS

Assis Brasil sofre com falta de professores e aulas suspensas

Publicado

on

A gente finge não ver, porque choca. Vai tocando a vida. Este o colégio estadual Assis Brasil. A aparência atual fala por si. Descuidado, “sem vida”.

Pais têm agora reclamado que estão faltando professores e que, por isso, muitas aulas são suspensas. O problema de arrasta desde o começo do ano.

Com professores afastados por atestado médico, a escola não tem professores substitutos.

Escolas municipais também têm sofrido com a falta de estrutura. Já nos releases oficiais do governo do estado e da prefeitura, essas notícias não são divulgadas.

Não é preciso imaginar os indicadores de desempenho escolar.

Continue Reading

Em alta

Descubra mais sobre Amigos de Pelotas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading