FORD VS. FERRARI

https://youtu.be/ltyHvf2HCPU

Inspirada em uma história real, Ford vs. Ferrari mostra a frustrada tentativa da Ford de comprar a Ferrari, bem sucedida nos esportes, mas quebrada financeiramente. Com o orgulho ferido, Henry Ford II (Tracy Letts) decide se vingar onde os italianos mais sentiriam: nas pistas, mais especificamente, na tradicional 24 Horas de Le Mans.

Durante a década de 60, a Ford entrou de vez no ramo das corridas automobilísticas. Para isso, convocou o designer de carros, e único norte-americano a vencer em Le Mans, Carroll Shelby (Matt Damon), que por sua vez, pediu a contratação do engenheiro e piloto britânico Ken Miles (Christian Bale) para testar o modelo Ford GT40.

Dirigido por James Mangold e com o roteiro de Jez Butterworth, John-Henry Butterworth e Jason Keller, o filme reproduz toda a adrenalina do universo das corridas de carros enquanto também revela seu lado corporativista. De um lado está Ken Miles, um homem de pavio curto que vive para a velocidade, e do outro está Leo Beebe (Josh Lucas), o executivo que vive para os negócios e para a imagem da empresa. Cabe então a Shelby convencer a diretoria da Ford a acreditar no potencial do piloto.

A trama acerta ao explorar o fato de que, mesmo com a Ford bancando todos os custos da nova equipe de corrida, existe um fascínio imenso pela Ferrari. Neste sentido, é interessante reparar também na postura de Enzo Ferrari (Remo Girone), que sem a necessidade de qualquer palavra, exibe no olhar todo o respeito pela concorrente.

A excelente química entre Matt Damon e Christian Bale é o grande destaque do longa. Homem de família, carismático e expansivo, Ken Miles é o melhor personagem em cena, com mais uma atuação espetacular de Christian Bale. Tecnicamente, o filme também se destaca, do potente som à fotografia.

Mesmo quem não gosta de automobilismo terá motivos para se encantar com a narrativa. As cenas nas pistas, culminando na prova de Le Mans de 1966, onde se dá o grande confronto entre Ford e Ferrari, não devem decepcionar os fãs. Ao lado de As 24 Horas de Le Mans e o recente Rush: No Limite da Emoção, vemos as melhores sequências de competição automobilística já apresentadas no cinema.

Ford vs. Ferrari é um filme bastante competente sobre a paixão em torno das corridas automobilísticas. Muito mais que uma disputa, é uma história sobre amizade e respeito.

© Déborah Schmidt estudou Administração de empresas

Facebook da autora | E-mail:deborahschmidt@hotmail.com

Obrigado por participar.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.