Connect with us

Pelotas e RS

Começa Semana da Proteção Animal

Publicado

on

Da prefeitura | A 2ª Semana da Proteção Animal de Pelotas começou nesta segunda-feira (2), com evento de abertura no Mercado Central. Até o domingo (8), uma série de atividades voltadas à posse responsável, adoção de animais e combate ao abandono e maus-tratos estão programadas para ocorrer. Na cerimônia, foi anunciada a renovação do contrato da Prefeitura com a ONG SOS Animais para realizar castrações em cães e gatos.

As ações são organizadas pelo Comitê Municipal de Proteção Animal (Comupa), criado na gestão anterior, quando a prefeita Paula Mascarenhas era a vice de Eduardo Leite. De lá pra cá, compartilhou a gestora, as políticas públicas na área vêm se ampliando cada vez mais. 

No que se refere às castrações, por exemplo, R$ 3,5 milhões foram investidos neste período. A prefeita ainda aproveitou a oportunidade para dar uma boa notícia: a manutenção do serviço para 2020 já faz parte do orçamento do Município, apesar das dificuldades financeiras enfrentadas. Atualmente, 200 procedimentos são realizados mensalmente.

“Fui obrigada a diminuir o recurso para castrações neste ano, mas não terminamos com a política pública por considerá-la fundamental. Com todas as dificuldades, já consegui no orçamento do ano que vem manter o contrato com a SOS Animais. O quanto vamos investir vai depender da captação de recursos”, explicou Paula.

A causa, afirmou a chefe do Executivo, apesar de complexa e nova para muitos é um tema importante e fundamental para o governo. A prefeita recordou que antes da criação do Comupa não existiam políticas públicas na área. “Tudo que se fazia era graças aos protetores”, parabenizou.

O presidente do Comupa, Henrique Fetter Carvalho, deu ênfase aos projetos desenvolvidos de educação e minimização dos problemas envolvendo só animais, principalmente no que diz respeito a maus-tratos e abandono. Lembrou do avanço nos últimos anos, com a criação da Cartilha de Proteção Animal, a melhoria nas estruturas de atendimento do Município, e a realização de blitze mensais de combate a maus-tratos a cavalos.

O Comitê é responsável ainda pela elaboração do Código de Proteção Animal, pelas alternativas para a substituição dos veículos de tração animal – o que deve ocorrer até o próximo ano -, e pela inclusão de práticas e saberes de proteção animal nas escolas públicas.

Sobre a lei que proíbe veículos de tração animal na zona urbana, a prefeita enfatizou que este é um dos grandes desafios da gestão e que o trabalho agora se foca na busca de parceiros que invistam na ideia e apresentem protótipos economicamente viáveis.

 “Continuamos trabalhando na busca de um modelo que represente o equilíbrio entre a preocupação com os animais e os recursos necessários pra gente trazer a solução”, pontuou.

Empresa Amiga dos Animais

Durante o evento, três empreendimentos foram agraciados com o Selo Empresa Amiga dos Animais. A honraria da Prefeitura reconhece aqueles que desenvolvem algum trabalho voltado à causa – em benefício do Canil Municipal, Hospedaria de Grandes Animais ou instituições que trabalhem com castração.

Desta vez, foram agraciados com o selo, lançado em maio, as empresas: Central Pet, representada por Rosane da Silveira; AgroEduca Brasil, na figura do diretor Claiton Reinhardt; e Pet Urbano, em que recebeu o reconhecimento Otávio Tavares dos Reis. Elas se somam ao Posto São José e ao Casarão Imóveis na lista de empresas amigas.

A abertura da Semana de Proteção Animal contou com apresentação da Banda da Brigada Militar (BM) e da Banda da Escola Municipal de Ensino Fundamental Luiz Augusto Assumpção. Houve ainda a apresentação de Thor e Sam, cães da BM, que atuam em demostrações de obediência e também farejando drogas e entorpecentes.

Na parte interna do Mercado, está a exposição “Adotar é Legal – Todo o Cão Merece um Lar”, em que estrelam os animais do Canil Municipal. O evento desta segunda também teve teatro de fantoches referente à posse responsável, com o projeto ZOOando na Escola. 

Clique para comentar

Brasil e mundo

Leite posta encontro com o Papa

Publicado

on

Atual governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite foi recebido pelo Papa Francisco nesta quarta-feira (14). Aproveitando o espaço na agenda do Pontífice, levou à Sua Santidade uma réplica das ruínas das Missões e uma caixa com camisas do Grêmio, do Inter e do Xavante, pra ficar de bem com todas as torcidas.

Aproveitando, convidou o Papa a visitar o Rio Grande do Sul em 2026, como parte das comemorações dos 400 anos das missões jesuíticas no estado — por coincidência ano da próxima eleição presidencial, sonho que Leite persegue.

No X, Leite postou: “Foi uma conversa muito gentil e muito amável do Papa, que lembrou ter ido muitas vezes à cidade de Pelotas, onde um tio dele (Victor José Bergoglio) morou”.

Leite acrescentou: “A sua mensagem de hoje (do Papa) é muito oportuna. O Papa Francisco falou sobre temperança e pediu aos fiéis que exercitem o equilíbrio. É uma mensagem que serve para as relações nas redes sociais, pessoais, profissionais e políticas nesse mundo tão dividido”. Com essas palavras, Leite, que tem discursado contra a polarização na política, parece confirmar uma impressão. Ele é conhecido nos bastidores como “Governador Casio”. Tudo calculado, nada é espontâneo, com vistas ao pleito de 2026”.

Na última semana, Leite gravou vídeo de apoio a Matteus, participante gaúcho da final do BBB, aproveitando a onda da audiência do programa. Matteus perdeu, contudo, e o comentário é de que “perdeu por causa do apoio de Leite”. Era o comentário hoje na aula do Pilates.

Terá sido a derrota de Matteus um mau agouro para Fernando Estima, de quem se fala que poderá ser candidato dos tucanos a prefeito de Pelotas?

Continue Reading

Cultura e entretenimento

UnaMúsica inicia temporada com show da Gafieira do Clube

Publicado

on

O projeto UnaMúsica inicia sua temporada 2024 com show da Gafieira do Clube nesta quinta-feira, dia 18, às 18h. A apresentação será ao ar livre, no Anfiteatro do Parque Una e coincide com a abertura da Semana Nacional do Choro em Pelotas.

O evento, que ocorrerá de 18 a 27 de abril, celebra o  10º aniversário do Clube do Choro de Pelotas e o reconhecimento pelo Iphan do Choro como Patrimônio Cultural do Brasil. Durante o período, diversas atividades acontecerão em diferentes locais da cidade.

UnaMúsica

O UnaMúsica surgiu em 2020 com a intenção de valorizar a produção musical local ao promover shows de diferentes estilos no Anfiteatro do Parque Una. Porém, devido à pandemia de Covid-19, o projeto foi reestruturado e, dos cinco shows selecionados para aquela temporada, quatro foram realizados de forma virtual. Em 2022, o plano original foi retomado e a última apresentação foi realizada presencialmente.

Tendo o espaço público do Parque Una como cenário, o projeto retorna em 2024, buscando  levar boa música aos moradores e visitantes do bairro.

Gafieira do Clube

O projeto Gafieira do Clube reúne instrumentistas participantes do Clube do Choro e foi concebido com base nas tradicionais bandas de gafieiras do Rio de Janeiro que se destacavam em casas noturnas renomadas, como as estudantinas, oferecendo um repertório especialmente elaborado para a dança, com arranjos de músicas populares e composições instrumentais.

Apresentando uma formação moderna que combina os instrumentos do choro com nuances jazzísticas, incluindo contrabaixo, bateria e instrumentos de sopro, a Gafieira do Clube surge com o propósito de proporcionar uma experiência musical instrumental mais vibrante e envolvente, mesclando os ritmos do choro, maxixe, samba e outros, para o deleite dos apreciadores da música brasileira.

Participam do projeto: Rafael Velloso (sax), Rui Madruga (violão 7 cordas), Fabrício Moura (violão de 6 cordas/cavaquinho), Pedro Nogueira (cavaquinho solo), Paulinho Martins (bandolim), Gil Soares (flauta), Paulo Lima(contrabaixo) e Everton Maciel (percussão).

O QUÊ: Projeto UnaMùsica 2024 – Show Gafieira do Clube

QUANDO: Dia 18 de abril, às 18 horas

ONDE: Anfiteatro do Parque Una

Continue Reading

Em alta

Descubra mais sobre Amigos de Pelotas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading