Operações policiais de fim de ano são integradas na cidade

Na manhã desta segunda-feira (9), a Prefeitura e a Brigada Militar (BM) lançaram as operações Tudo Azul, que envolvem a Guarda Municipal, os agentes de Trânsito e o Papai Noel da BM.

Diferentemente de outros anos, e seguindo as diretrizes do Pacto Pelotas pela Paz – que inclui a união das forças policiais em prol da segurança pública –, em 2019 as ações serão planejadas e executadas de forma integrada na cidade.

As operações, que vão até o dia 31 de dezembro, foram lançadas durante solenidade realizada no Largo Edmar Fetter e têm o objetivo de garantir a segurança da comunidade no período de fim de ano, sobretudo nas áreas comerciais das cidades.

Nestas regiões, a circulação de pessoas aumenta nesta época. Também ocorrerá a fiscalização do comércio irregular de produtos.

Até o dia 31, as equipes de segurança farão o policiamento a pé, de carro e moto. A Operação Tudo Azul, criada pela Prefeitura em 2015, é realizada por meio das secretarias de Segurança Pública, de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana e de Transporte e Trânsito.

A Operação Papai Noel será coordenada pelo 4º Batalhão de Polícia Militar (BPM) e o 5º Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque) de Pelotas.

Crimes em queda

Durante discurso, o tenente-coronel Márcio André Facin, comandante do 4º BPM, destacou os bons resultados obtidos após a criação do Pacto Pelotas pela Paz. Graças à atuação do chamado Gabinete de Gestão Integrada Municipal, que reúne desde 2017 várias forças policiais da cidade, nos últimos 18 meses o acumulado de crimes violentos sofreu queda de 41% no município.

Além da BM e da Prefeitura, participaram da cerimônia representantes da Polícia Civil, do Judiciário e das secretarias de Planejamento e Gestão, de Desenvolvimento, Turismo e Inovação e de Governo, além dos secretários de segurança, Bruno Ferreira, e de Transporte e trânsito, Flávio Al-Alam.

Obrigado por participar. Comentários podem ser rejeitados ou ter a redação moderada. Escreva com civilidade, por favor. Abç.